bbw brunette reveals her tits. tamil xxx
sex videos

O antepassado português do stand up paddle

Conhecida como “apanha de sargaço por jangadeiros”, arte muito antiga de pesca em Portugal mantinha os pescadores em pé sobre suas jangadas
Antepassado português do stand up paddle
A apanha de sargaço é documentada desde os séculos XV-XVI na costa portuguesa. Foto: Arquivo CEM

A “apanha de sargaço por jangadeiros”, arte muito antiga de pesca em Portugal, é uma espécie de antepassado longínquo do que hoje conhecemos como Stand Up Paddle. O Centro de Estudos do Mar (CEMAR), explica esta tradição, e de que forma podemos estabelecer esse paralelismo com a modalidade que hoje todos conhecem. 

Nas imagens abaixo, assim como na foto acima, podemos observar, de acordo com a Dra. Ana Filipa Osório, autora especialista da História da Arte Contemporânea portuguesa, “A mui tradicional e curiosa (e já extinta?) ‘apanha de sargaço’ feita por jangadeiros, nas praias de Viana do Castelo e Póvoa de Varzim.

As fotografias, todas em preto e branco, foram recolhidas em campanhas etnográficas nos anos 50 e 60, pelo grande etnólogo português Ernesto Veiga de Oliveira, que as utilizou para ilustrar o seu trabalho «Actividades agro-marítimas em Portugal» (Lisboa, Instituto de Alta Cultura, 1975).

Antepassado português do stand up paddle
Mulheres também eram adeptas à prática ancestral. Foto: Arquivo CEM

O sargaço era o nome dado aos grandes rolos de algas de várias espécies que apareciam na costa portuguesa em certas épocas do ano e que eram apanhadas pelos lavradores abastados ou por jornaleiros – os Sargaceiros – que as vendiam para serem usadas na fertilização das terras (depois de secas).

A apanha de sargaço é documentada desde os séculos XV-XVI na costa norte de Portugal e também no Algarve, como atividade regulamentada, pré-industrial, complementar da agricultura, em zonas litorâneas, como é demonstrado no estudo do Veiga de Oliveira.

As jangadas dos sargaceiros eram muito primitivas: feitas de troncos de madeira seca e atada, ou de madeira e cortiça – um material utilizado hoje na construção de algumas as pranchas de surfe e Stand Up Paddle.

Antepassado português do stand up paddle
As jangadas dos sargaceiros eram muito primitivas e acomodavam até 4 sargaceiros em pé. Foto: Arquivo CEM

Bem mais largas e quadradas do que as atuais pranchas de lazer, podiam transportar até quatro sargaceiros que se deslocavam com auxílio de varas (estas serviam também para colher e içar o sargaço). 

Eram levadas até à linha de água pelos próprios sargaceiros, em carros de rodas muito toscos ou, para os mais ricos, em carros de bois. Outra curiosidade é o caráter misto da atividade; vemos homens e mulheres, juntos ou separados, colaborando na apanha do dito sargaço.

* As imagens foram recolhidas em campanhas etnográficas nos anos 50 e 60, pelo etnólogo português, Ernesto Veiga de Oliveira que as utilizou para ilustrar o seu trabalho «Actividades agro-marítimas em Portugal» (Lisboa, Instituto de Alta Cultura, 1975).

Fonte: surftotal.com

Spread the love
Raiz ebook

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.

  • Mar e mana quadrado
    Paddles quadrado

error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.