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A importância do sono para remadores

Dormir corretamente é tão fundamental quanto treinar e se alimentar bem. Entenda a importância do sono para remadores e aumente sua performance
A importância do sono para remadores
Quer mais performance? Invista na qualidade de seu sono. Foto: Reprodução

Todos nós precisamos ter um sono de qualidade para que possamos ter saúde e bem-estar. No caso de remadores, que praticam uma atividade física de grande intensidade, ter uma rotina de noites bem dormidas para repor as energias gastas é fundamental.

O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo. Enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais, portanto eliminar esse descanso da nossa rotina compromete totalmente o equilíbrio do corpo.

Para quem pratica exercícios físicos regulares, principalmente atletas competidores, a privação do sono pode significar queda no desempenho, com a apresentação de sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, entre outros sintomas prejudiciais para os treinos e competições.

Uma noite mal dormida aumenta a atividade da adrenalina no corpo, fazendo com ele permaneça em estado de alerta e estresse.

Dormir da forma correta

A importância do sono para remadores
A privação do sono pode significar queda no desempenho, pois não permite um descanso adequado ao corpo. Foto: Reprodução

O sono é divido em cinco estágios: os três primeiros são um estado de relaxamento. O quarto e quinto estágios são de sono profundo, em que realmente ocorre a recuperação. Portanto, quantidade e qualidade de sono são duas coisas completamente diferentes. 

O sono de qualidade começa com uma postura correta, relaxada e bem alinhada em um ambiente tranquilo e com pouca luz. Deve-se também evitar o uso de telas eletrônicas, como as de smartphones e tablets, durante à noite.

Isso porque esses aparelhos são iluminados por diodos emissores de luz (LEDs), um tipo de luz que pode confundir o organismo, fazendo-o acreditar que ainda é dia, mantendo o ritmo alto dos batimentos cardíacos, o que inibe um estado real de relaxamento.

Estudos indicam que pessoas de 18 a 64 anos devem dormir de sete a nove horas por noite, tempo necessário para que se atinjam todos os estágios do sono. 

Ainda assim, existem aqueles que dormem de maneira correta e na quantidade de horas necessárias, porém, não conseguem atingir o sono profundo. Isso acontece por vários motivos — distúrbios da respiração são um deles. Nesses casos, um auxílio profissional é necessário.

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Da Redação

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