Poenaiki, Diniz ou Leco? Quem leva o título mundial de SUP Wave?

Gran Canaria Pro, que irá definir o campeão mundial de SUP Wave em 2019, tem quatro brasileiros figurando entre os Top 5 na briga pelo título.
Mundial de SUP Wave 2019
Leco Salazar, Luiz Diniz e Poenaik Raioha na briga pelo título mundial de SUP Wave em 2019. Foto: Reprodução

Com janela aberta de 10 a 19 de dezembro, Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias (ESP), recebe a última etapa da temporada de 2019 do APP World Tour, o circuito mundial de SUP Wave.

A competição, que irá definir o campeão do mundo em 2019, tem quatro brasileiros figurando entre os Top 5 na briga pelo título.

Poenaiki Raioha, do Taiti, liera o ranking em uma posição confortável e é favorito ao títlo. Com uma vitória no Sunset, um 2º lugar em Nova Iorque, e uma 4ª colocação em Barbados, o Taitiano tem a seu favor, além dos 23750 pontos no ranking, o fato de ter um surfe que se encaixa perfeitamente na direitas de Las Palmas, onde foi campeão em 2018, e não precisa contar com ninguém, a não ser si próprio, para faturar o caneco.  

No entanto, o atual número 2 do mundo, o brasileiro Luiz Diniz, com duas melhas de ouro em mundiais da ISA no currículo, quer agora levantar seu primeiro troféu de campeão mundial pela APP World Tour.

Campeão da etapa de Nova Iorque, Diniz acumula  18500 pontos no Tour e desembarcará nas ondas canárias com força total. Ou seja, vai ser show de surfe progressivo! 

Em seguida no ranking com 1700 pontos, Leco Salazar vem de uma sequência de bons resultados, marcando presença nas duas últimas finais de competições mundiais: Barbados e El Salvador.

Campeão mundial em 2012, o santista tem a experiência ao seu lado e, como um bom vinho, fica melhor a cada ano que passa.

Wellington Reis surfando em sunset beach
A estreia de Wellington Reis no Tour Mundial causou impacto. Foto: APP World Tour / Reprodução

Na quarta colocação do ranking, o “Gato Elétrico”, Wellington Reis, chegou com força ao Tour conquistando o terceiro lugar em Sunset Beach já em seu primeiro ano competindo nas ondas havaianas.

Na sequência, Wellington foi quinto lugar em Nova Iorque e em Barbados, e tem uma linha de surfe que se encaixa muito bem nas ondas de Las Palmas. Apesar de mais distante da briga pelo título esse ano, Wellington busca agora vencer sua primeira etapa da APP World Tour.

E, fechando o grupo dos Top 5 no ranking mundial, o irmão mais novo de Leco, Matheus Salazar, está pronto para aplicar nas ondas de Las Palmas seu repertório de manobras progressivas e muita verticalidade que vêm impressionando a comunidade global do SUP. 

Matheus Salazar surfando em barbados
Matheus Salazar em ação na Expression Session em Barbados, onde ficou com o vice-campeonato da categoria “Melhor Aéreo”. Foto: APP World Tour

E, claro, é bom ficar de olho no norte-americano Sean Poynter, e em europeus como Benoit Carpentier (FRA), Julien Bouyer (FRA), além de wildcards confirmados, como Liam Dunkerbeck (ESP), filho do lendário Bjorn Dunkerbeck, o maior colecionador de títulos mundiais de windsurfe da história (42), que aos 15 anos já é apontado como o “Kai Lenny das Ilhas Canárias”.

Em relação ao campeonato feminino, o título mundial conquistado por antecipação por Izzi Gomez acaba com esse tipo de expectativa, mas não deixará de ser incrível testemunhar a evolução do SUP Wave Feminino em ondas de alta qualidade como são as de Las Palmas.

Fiona Wylde (EUA), Shakira Westdorp (AUS) e Vania Torres (PER) estarão na griga pelo vice-campeonato de 2019, enquanto a local Iballa Moreno, campeã do mundo em 2018, quer fechar seu ano vencendo novamente em casa. As brasileiras Aline Adisaka e Gabi Sztamfater, todavia, ainda não confirmaram participação no evento.

O Gran Canaria Pro-Am poderá ser acompanhado ao vivo aqui no Aloha Spirit Club.

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.