Mundial da ISA | Leco e Matheus avançam nas ondas de Sunzal

Brasileiros Leco e Matheus Salazar fazem boa estreia na abertura do SUP Wave do Mundial da de ISA; Aline Adisaka e Fernanda Freitas caem para a repescagem mas têm nova chance na sexta
leco Salazar Mundial da ISA
Leco Salazar fez sua etreia no Mundial com Vitória. Foto: Ben Reed

Concluídas provas de Race Técnico da última quarta-feira, teve início nesta quinta (28) as disputas de SUP Wave do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA.

A competição foi realizada em ondas pequenas, com cerca de meio metro, que apesar de bem formadas, causaram um pouco de frustração aos competidores, uma vez que Sunzal, point break onde estão rolando as disputas, dá altas ondas.

Ao longo do dia foram realizas as primeiras fases das categorias Masculino e Feminino com a presença de nomes de peso do cenário internacional como Airton Cozzolino (ITA), Zane Schweitzer (EUA), Ben Carpentier (FRA) Daniel Hughes (EUA), Tamil Martino (PER), entre os homens, e Shakira Westdorp (AUS), Vania Torres (PER), Lara Claydon (EUA) e Yuka Horikishi (JAP), entre as mulheres, foram alguns dos destaques abrilhantando as disputas.

Benoit Carpentier mundial da ISA
Benoit Carpentier começou o Mundial com força total. Foto: Sean Evans

O Brasil está representado pelos irmãos Leco e Matheus Salazar, Aline Adisaka e Fernanda Freitas.

Os homens abriram a rodada, com os brasileiros Leco e Matheus garantindo sua vaga para a próxima fase.

Leco enfrentou Juan de Los Reyes (ESP) e Jefferson Tascon (COL) e venceu a bateria por um placar apertadíssimo: 10.27 contra 10.26 do colombiano.

Já Matheus, que liderou sua bateria por boa parte do tempo, caiu para a segunda colocação com uma virada de Clément Roseyro (FRA) nos instantes finais. Franco Faccin (ARG) ficou com a terceira colocação caindo para a fase de repescagem.

Matheus Salazar também carimbou seu passaporte para o Round 2. Foto: Ben Reed

Nesse sistema de baterias da ISA, aqueles que perdem sua bateria acabam caindo para uma espécie de torneio paralelo de repescagem, onde terão novamente uma chance de surfar no evento principal se avançarem em suas baterias até a última rodada.

Ben Carpentier foi o grande destaque da primeira fase, fazendo a maior somatória: 15.9 pontos.

Brasileiras se complicam na 1ª fase

Aline Adisaka Mundial da ISA
Aline Adisaka acabou caindo para a repescagem. Foto: Ben Reed

Após a rodada masculina, as ondas, que já estavam pequenas, perderam a força com a troca das marés.

Surfando com muita dificuldade, as meninas fizeram o possível para conseguir bons scores e nossas duas representantes, Fernanda e Aline, infelizmente caíram para a repescagem.

Fernanda Freitas Mundial da ISA
Fernanda Freitas. Foto: Ben Reed / ISA

Fernanda enfrentou Candice Appleby (EUA), Billie Scott (NZL) e Natalia de La Lama (ARG). A brasileira não conseguiu surfar ondas boas e acabou ficando com a última colocação.

Já Aline encarou Lara Claydon (EUA), Yuka Horikishi (JAP) e Alejandra Brito (MEX). Aline fez uma escolha ruim de ondas e acabou pagando por isso. Ela chegou a assumir a liderança da bateria, mas em seguida caiu para o terceiro lugar e não conseguiu reverter a situação a tempo.

Acompanhe o Mundial da ISA ao vivo

Sunzal mundial da ISA
Line up do point break de Sunzal. Foro: Sean Evans

Nesta sexta-feira teremos mais uma rodada de disputas com Leco e seu irmão Matheus na mesma bateria, a quarta do Round 2, enfrentando Franco Bono (CHI) e So Nomura (JPN).

Entre as mulheres, Fernanda Freitas abre a primeira fase da repescagem enfrentando Caterina Stenta (ITA), Sofie Simonsson (SWE) e Paulina Herpel (ALE), e Aline terá pela frente Caroline Angibaud (FRA), Josselyn Alabi (ESL), Takayo Yokoyama (JAP).

A primeira chamada será feita às 10h30 com início previsto para às 11h00 (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas ao vivo AQUI.

Mundial da ISA | SUP Wave – Vídeo do dia 01

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.