Disputas eletrizantes marcam o Aloha Spirit Cabo Frio de sábado

No SUP, Lena Ribeiro confirma o favoritismo no feminino e Eri Tenório vem da Flórida para levar entre os homens no Aloha Spirit em Cabo Frio; estreia da categoria V3 foi outro dos destaques de sábado
Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Eri Tenório veio direto dos EUA, onde vive atualmente, para participar e fazer bonito no SUP Race Profissional. Foto: Fabio Mota

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Lena Ribeiro fez nova festa, agora “em casa” na final do Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do Mundo, que está sendo disputado em Cabo Frio. A principal atleta do Brasil no stand up paddle (SUP) – e que mora na vizinha Arraial do Cabo –  venceu a prova de longa distância neste sábado, na Praia do Forte, para manter os 100% de aproveitamento no Circuito.

Entre os homens, Eri Tenório, veio da Flórida/EUA, onde mora e compete, foi o mais rápido, com a jovem revelação Guilherme Cunha, de apenas 16 anos, segundo colocado na prova, faturando o título geral. “Eu sou de Búzios, mas vivo na Flórida a maior parte do tempo, competindo as principais disputas internacionais. Fiz as maiores provas do ano e sempre tento vir no final do ano para o Aloha, que para mim é o melhor evento do Brasil”, comentou Eri.

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Pelotão de Elite do SUP Race. Foto: Fabio Mota

Lena também sintetizou bem o que é o Aloha Spirit. “É sempre um evento incrível, uma grande confraternização de vários esportes, sempre tem alguém na água. As condições não poderiam estar melhores. O dia lindo, a água azul, pouquinho vento lá fora, só o suficiente para refrescar, e a ondulação está aquela que não incomoda e deixa a prova um pouco mais técnica”, disse.

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Lena Ribeiro confirmou o favoritismo e venceu a prova de SUP Race Profissional. Foto: Fabio Mota

Agora é curtir as outras modalidades, torcer para os amigos, o Aloha é isso. É muito bom competir aqui, porque é um lugar que conheço muito bem e ter amigos e família perto é sempre mais especial”, complementou Lena, que neste domingo volta ao mar, para a prova técnica de SUP, onde também é líder e favorita.

A categoria Paddleboard, que largou junto com o SUP Race, teve como grande campeão o veterano Ricardo Allmada, de São Bernardo do Campo.

Canoagem Polinésia

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Aloha Spirit Festival Cabo Frio. Foto: Fabio Mota

O sábado, segundo dia do Aloha Spirit, também contou com outras importantes provas, como a natação em águas abertas, com vitórias de dois atletas fluminenses, experiente Artur Pedroza, mais uma vez, e Gabriela Alves.

No va’a, as canoas havaianas, a equipe Ubatuba Hoe, foi a grande campeã da categoria overall masculina longa distância, vencendo do início ao fim.

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Aloha Spirit Festival Cabo Frio. Foto: Fabio Mota

Conseguimos manter o ritmo e no final abrir vantagem. O mar está lisinho, tem uma ondulação lá fora e deu até para brincar na volta”, vibrou Lucas, que remou junto com Clayton, Rogério, Anderson, Hermes e Rafael.

Na feminina, vitória da equipe Odoya/Terra Simão, formada por Priscila, Lúcia, Claudia, Gisele, Sofia e Fabiana. Na mista, quem cruzou na frente foi a equipe local da Escola de Canoa Dayone Rossi, com Simone, Eva, Luane, Douglas, Igor e Márcio. Já no paddleboard Ricardo Almada garantiu o primeiro lugar.

Canoa V3 faz a sua estréia

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
As disputas de V3 foram eletrizantes. Foto: Fabio Mota

Após as disputas de OC6, foi a vez da estreia da categoria V3. Esta foi a primeira prova de canoas polinésias para três remadores da história do va’a brasileiro e serviu de “amostra” para o circuito que será realizado em 2020 integrado ao Aloha.

Oito equipes participaram da disputa. Cada equipe era formada por três remadores e três remadoras.

A grande vencedora foi a equipe de São José dos Campos formada por Rafael Leão, Murilo Pinheiro, Rafael Santaxreu, Fabiana Ferreira, Luciana Furlan e Piscila Sanches.

Aloha segue neste domingo com mais provas e atrações

Aloha Spirit Festival Cabo Frio
Aloha Spirit Festival Cabo Frio. Foto: Fabio Mota

O evento segue neste domingo, novamente com provas de SUP, prova técnica, natação, surfski, canoa individual, como destaques.

O Aloha Spirit começou na sexta-feira com uma importante ação social, com a coleta de microlixo  nas areias da Duna Preta até o canto esquerdo da Praia do Forte, feita por cerca de 100 alunos das escolas municipais João Rocha e Antonio da Cunha Azevedo e da escola particlar Beija Flor, sob coordenação da ONG Mar Sem Lixo.

Além da iniciativa na praia, também acompanharam um importante trabalho de conscientização. O biólogo José Henrique falou da importância da preservação do sambaqui (sitio arqueológico). “Temos de preservar nossa história, isso contra um pouco de como os nossos antepassados viviam”, afirmou. Já a bióloga Aline Rodrigues falou do cuidado com as vegetações costeiras.

Aloha Spirit Cabo Frio
Guilherme Borrajo recebe de João Castro a homenagem Aloha Spirit Awards. Foto: Luciano Meneghello

O primeiro dia ainda contou com o Festival Aloha Spirit de Cinema, com a projeção de seis curta metragens na Arena do evento. Antes das homenagens do evento, a Câmara Municipal de Cabo Frio fez uma Moção de Aplausos, propositura do vereador Luis Geraldo Simas de Azevedo, ao criador e organizador da competição, João Castro, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Depois, foram homenageados Claudia Carrapatos, Fagner Magalhães, Lena Ribeiro, Américo Pinheiro, Guilherme Barrojo e Victor Ribas. Outro momento que empolgou o público durante o simpósio técnico foi o sorteio da canoa V6, produzida pela Mirage Original Canoe, com a equipe Remo Brasília levando o prêmio.

Arena do Aloha Spirit Festival na Praia do Forte, em Cabo Frio. Foto: Pedro Monteiro

No total, mais de 1.100 atletas de 4 estados, do Rio Grande do Sul ao Pará, além de Chile, Equador, Argentina e Uruguai, se inscreveram para a etapa Cabo Frio.

O Aloha Spirit 2019 tem o copatrocínio da Riachuelo e Cerveja Enseada, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Secretaria de Turismo, Projetos Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Menos 1 Lixo, Mormaii, Mirage e Revista Trip. Realização: Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business.

Acompanhe ao vivo

O Aloha Spirit Festival Cabo Frio será transmitido ao vivo neste domingo a partir das 8h direto da Praia do Forte.

Para acompanhar a transmissão clique AQUI.

Spread the love

error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.