Shell Va’a é a grande campeã da Hawaiki Nui 2019

Remando com um time de sonhos, lendária equipe taitiana da Shell Va’a é a grande campeã da Hawaiki Nui, a prova de V6 mais difícil do mundo
Shell Va'a é a campeã da Hawaiki Nui 2019
Shell Va’a é a grande campeã da Hawaiki Nui 2019. Foto: Reprodução

A lendária Shell Va’a é a grande campeã da Hawaiki Nui 2019, prova de V6 disputada anualmente na Polinésia Francesa e considerada a corrida de canoas mais difícil do mundo.

Ao longo de três dias consecutivos de uma competição intensa, as equipes da categoria Open (Sênior) remaram por entre as ilhas que compõe a Polinésia somando cerca de 129 km de prova.

Na primeira etapa as equipes remaram 44,5 km entre Huahine e Raiatea; na segunda, entre Raiatea e Taha’a, mais 26 km; enquanto a última pernada, de sexta-feira (02), considerada a pernada mais difícil, foram 58,2 km começando em Taha’a e terminando na icônica ilha de Bora Bora.

equipe OPT hawaiki nui 2019
A equipe OPT venceu a segunda etapa e botou pressão sobre a Shell. Foto: Reprodução

A Shell Va’a começou bem a Hawaiki Nuir 2019, vencendo a primeira etapa, mas chegou em quarto lugar na segunda parada, entre Raiatea e Taha’a, vencida pela equipe OPT.

Consagração na parada final da Hawaiki Nui

Hawaiki Nui 2019
A Shell Va’a liderou a última etapa da Hawaiki Nui desde a largada. Foto: Reprodução

Para vencer esse ano, a Shell não poderia ser ultrapassada pela OPT na última etapa e assim, a lendária equipe formada por Damas Ami, Taaroa Dubois, Charles Teinauri, Paia Tamaititahio, Narai Atger e David Tepava entrou decidia a fazer mais um bom resultado nas águas cristalinas de Bora Bora.

E assim se fez. A Shell assumiu a liderança da última etapa logo após a largada, abrindo uma vantagem de cerca de 500 metros à frente da Tamarii CPS, seguida de perto pela Team OPT, enquanto a Air Taiti, um pouco mais atrás, remava em quinto lugar.

Após a segunda metade da prova, a equipe OPT assumiu a segunda colocação conseguindo abrir boa vantagem em relação à CPS, mas a Shell, no entanto, reinava absoluta em primeiro lugar.

inha de chegada da etapa final da Hawaiki Nui em Bora Bora
Linha de chegada da etapa final da Hawaiki Nui em Bora Bora. Foto: Tim McKenna

Na entrada para Teavanui, reta final da prova, a Shell confirmou seu favoritismo cruzando a linha de chegada a de 500 metros à frente da segunda colocada, a equipe OPT.

Tamarii CPS ficou com a terceira colocação, Paddling Connection, em quarto e Air Tahiti, em quinto.

A vitória da Shell Va’a em Bora Bora consagrou à equipe o título da Hawaiki Nui 2019, que agora soma oito pódios nessa prestigiosa competição de V6.

.

Como ocorrido em 2018, a Shell va’a venceu a primeira e a terceira etapas. Enquanto as equipes OPT e a Air Tahiti reafirmaram suas posições entre as mais fortes equipes de va’a do mundo.

EDT fora dos Top 5 da Hawaiki Nui

equipe EDT Vaa hawaiki nui 2019
A Hawaiki Nui 2019 certamente não trará boas lembranças para a EDT Va’a. Foto: Reprodução

Já a grande surpresa desta edição da Hawaiki Nui foi a ausência da EDT Va’a entre as Top 5 da prova.

A equipe, que é apontada como a maior rival da Shell Va’a na atualidade, tendo em seu time nomes de peso como Steve Teihotaata e Rete Ebb, foi penalizada pelo não cumprimento das diretrizes da organização da prova na segunda etapa. 

Uma decisão que claramente influenciou o moral dos remadores. Há também rumores de que Teihotaata estaria competindo lesionado, uma vez que a EDT se apresentou muito além do que se espera de uma equipe desse porte, chegando a 14 minutos da líder, Shell Va’a, na 15ª colocação na última etapa e 8ª colocação no ranking final.

Ranking final da Hawaiki Nui 2019

Ranking final da Hawaiki Nui 2019

Vídeos da última etapa da Hawaiki Nui

.

.

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.