Dia de prova: como fazer o check list ideal

Nosso colunista, Samir Barel, fala sobre outro aspecto muito importante na preparação de provas de natação em águas abertas: o check list pré-prova
check list natação
Após semanas de treinamento, detalhes bobos não podem atrapalhar sua prova! Foto: F. Nelli

Olá pessoal!

Após conversarmos sobre o treinamento, vamos falar sobre o fatídico: Dia de prova! Preparei uma listagem de itens importantes para você não se esquecer de nada e ter uma prova tranquila! Afinal, após muito treino, foco e dedicação você não vai querer que detalhes bobos atrapalhem a sua performance! Vamos lá!

Check list pré-prova de natação

1 – Passar protetor solar – mesmo que o dia não esteja ensolarado, lembre-se que o mormaço também queima!

2 – Vaselina sólida nas áreas de atrito e articulações como: Axilas, entre as pernas, pescoço, tornozelo, atrás dos joelhos e região dos pulmões. Em caso de água muito fria, o ideal é manipular 300ml a 500ml de vaselina (30%) + lanolina (70%). Isto ajudará a manter um pouco mais o calor do corpo;

3 – Tenha sempre a mão óculos reserva, touca reserva, maiô ou sunga reserva – imprevistos acontecem, o elástico dos óculos pode arrebentar, o maio rasgar, enfim…

4 – Cobertor térmico, pois, independente da temperatura da água, em provas longas perdemos muito calor e nossa segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

5 – Tolha, roupa quente e calçados para usar depois a prova;

6 – Hidratação pré, durante e pós prova – se possível leve uma bolsa térmica para manter os alimentos bem conservados;

7 – Vara adaptada com um copo médio na frente. Ela servirá para seu técnico ou guia entregar a hidratação em provas que seguem as regras oficiais de não tocar em nada e ninguém; leve também um copo plástico de 300ml ou squeeze para seu técnico ou guia servir a hidratação;

8 – Levar vinagre para passar em casos de contato com água viva;

Bom, essa é minha lista, se você tem algo mais a acrescentar, fique à vontade! O importante é não deixar nada pra trás e não atrapalhar a concentração pré-prova.

Spread the love

About the author

Samir Barel

Samir Barel

Samir Barel é ultramaratonista aquático e já concluiu algumas das maiores, mais difíceis e prestigiadas travessias aquáticas do planeta, como o Canal da Mancha – considerado o “Monte Everest das Águas Abertas”. Seja qual for o desafio, seu lema é #SomosTODOSCapazes!


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.