Show de remo no Kialoa Paddle Challenge 2019

5ª edição do Kialoa Paddle Challenge bate recorde e reúne 166 remadores nas águas da represa de Guarapiranga para o desafio de 21 km
Largada da KPC 2019. Foto: Tiago Barra

No último sábado, 31 de agosto, aconteceu a 5ª edição do Kialoa Paddle Challenge – 21km. Sediado no Yacht Club Paulista às margens da Represa Guarapiranga, na cidade de São Paulo, o KPC 2019 teve recorde de atletas na água, com 166 remadores distribuídos em 140 embarcações entre canoas polinésias, surfskis e pranchas de SUP.

O tempo foi mais uma vez generoso com o campeonato, trazendo um lindo dia de sol, porém, nem tão generoso com os remadores que enfrentaram temperaturas de até 31ºC e ventos laterais e contravindos do noroeste na segunda metade da prova. Além da água pesada da represa, as algas foram um desafio a parte para os remadores entre os quilômetros 8 e 12 da prova, complicando a vida dos atletas!

KCP Kialoa Paddle Challenge
Categoria V3 fez sua estreia no KPC. Foto: Tiago Barra

Em lagarta única, a prova começou pontualmente as 9h40. O vento iniciou fraco, não sendo de grande ajuda para os atletas nos primeiros 10,5km de prova. Já no retorno, o vento se intensificou, fazendo com que, mais uma vez, nenhum recorde fosse batido nesta edição.

Este ano tivemos pela primeira vez as OC2 fazendo parte do KPC, sendo uma grata surpresa ao se confirmarem 20 canoas inscritas! Também estrearam na competição as V3, modalidade que promete ganhar cada vez mais destaque nos eventos aqui no Brasil.

Fita azul do Kialoa Paddle Challenge 2019

José Marcos Mendes foi o grande campeão geral. Foto: Tiago Barra

E os remadores de surfski novamente foram os primeiros a completar o desafio. Pelo segundo ano consecutivo José Marcos Mendes foi o grande campeão geral do Kialoa Paddle Challenge, realizando a prova de Surfski em 1h50min10seg, seguido de perto por Frederico Longhin. Na terceira colocação Leonardo Linhares fechou o pódio da categoria.

No feminino a recordista Rayssa Correa Silva conquistou mais uma vitória no KPC, seguida por Viviane Benzi apenas 2 segundos atrás da primeira colocada.

Maior e mais disputada categoria do KPC, a OC1 teve Murilo Pinheiro conquistando o bicampeonato, seguido do recordista Rafael Leão e Cadu Zaidan (Vinicius Zeidan).

Murilo Pinheiro conquistou o bicampeonato da OC1. Foto: Tiago Barra

No feminino o pódio foi formato por Yasmin Pimenta na primeira colocação, Barbara Campbell em segunda e Ana Beatriz de Oliveira em terceira.

Grande destaque da prova, Mauro Fernandes, remador Super Master (50+) deu show na água, conquistando 5ª colocação geral e 1º na V1, deixando para trás Marinho Cavaco e Marcos Lage na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Fabiana Ferreira e Claudia Vidal fizeram o pódio da V1 feminina.

Categoria estreante deste ano, a OC2 foi dividida em Masculina, Feminina e Mista, onde tivemos os primeiros campeões e recordistas da modalidade. A Masculina foi vencida pela dupla Anderson Reis e Sergio Zanon, cravando o recorde de 2h02min10seg. A feminina ficou com Sofia Bolanho e Luciana Furlan, que completaram a prova em 2h12min31seg. Já na mista a dupla Márcio do Amaral e Eva Rosa marcaram o tempo de 2h04min44seg.

Sofia Bolanho e Luciana Furlan venceram na OC2 Feminia, categoria estreante na KCP. Foto: Tiago Barra

Também estreante, a V3 chegou ao KPC mostrando que é uma modalidade que veio para ficar. Primeiro pela facilidade de transportar a embarcação em comparação a uma OC6, segundo por ser muito mais fácil montar uma equipe para treinar e competir e em terceiro porque são realmente lindas deslizando nas águas! A equipe formada por Rodrigo Velasquez, Maick Walace e Mario Domingos foi a grande campeã da categoria, terminando os 21km em 2h14min25seg.

Nos stand ups a categoria 14’ teve disputa acirrada pelo primeiro lugar entre Antônio Carlos Bonfá (Totó) e Marcelo Souza, porém Totó, um dos remadores mais experientes do SUP brasileiro, levou a melhor, conquistando pela primeira vez o 1º lugar geral do SUP com 2h33min03seg. Marcelo terminou em 2º, menos de 2min atrás de Totó. Completando o pódio, Dennis Praça ficou com a terceira colocação.

Antonio Bonfá “Totó” foi o grande campeão da 14 pés. Foto: Tiago Barra

Vindo direto de Santa Catarina, Mara Prado venceu no Feminino, superando Raquel Daoud (recordista desde 2015), vice-campeã da prova, e Silvana Siqueira, completando o pódio na terceira colocação.

Grande destaque do Circuito Paulista de SUP na categoria Amador, o jovem Otavio Pizzol levou o caneco da categoria SUP 12’6, seguido por Wallace Duarte e Anderson Silva. Adriana Ayres conquistou a primeira colocação no feminino.

Mara Prado veio direto de Santa Catarina para vencer na 14 Pés. Foto: Tiago Barra

Após a prova, a tradicional canoa de cerveja estava à espera dos competidores, assim como a macarronada da Dona Tereza!

O clima no Yacht Club Paulista de amizade e descontração, fizeram com que esse fosse, mais uma vez, um campeonato que promove o verdadeiro espirito do esporte, onde o pódio se torna coadjuvante perante a superação, diversão e confraternização!

A organização do KPC agradece a todos que compareceram ao quinto Kialoa Paddle Challenge e nos vemos novamente no dia 29 de agosto de 2020, para a 6ª edição!

Resultados do Kialoa Paddle Challenge AQUI

KCP 2019 Galeria de imagens

Spread the love

error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.