SUP Race espacial? Marca australiana lança novo design de prancha

Apostando em conceitos aplicados ao surfski e à hidrodinâmica, “Edge Pro 2.0” é a aposta da ONE Ocean Sports para revolucionar o mercado de pranchas de SUP para o flat water
prancha de sup
O design “diferentão” da prancha, sobretudo na parte traseira, garante muito mais velocidade e estabilidade no flat water do que as pranchas convencionais, segundo o fabricante. Foto: Reprodução

A marca australiana ONE Ocean Sports divulgou recentemente seu novo modelo de SUP Race. A prancha, desenvolvida para condições “flat water”, apresenta um outline bem peculiar e diferente, lembrando as linhas de uma espaçonave.

Conforme reportagem do site SUP Racer, a prancha ainda está em fase de lançamento, mas o fabricante pretende iniciar as vendas do equipamento já a partir de setembro.

Design

O SUP, que foi batizado de “Edge Pro 2.0”, apresenta um design exclusivo que se propõe, pelo menos em teoria, a reduzir a resistência e aumentar a velocidade / eficiência na água. A prancha tem 14 pés e está disponível em larguras de 21,5 ou 23,5 polegadas. Ela é oca e moldada com técnicas similares à construção de um surfski, e bem leve, pensando cerca de 10 kg.

A marca aposta em uma quebra de paradigmas em um mercado cada vez mais em ascensão, o das pranchas para flat water, tendo em vista a popularização da modalidade Sprint e a possibilidade de sua inclusão nas Olimpíadas.

prancha de sup
Outline da Edge Pro 2.0 . Foto: reprodução

Benny Tardew, proprietário e shaper da ONE, explica o conceito aplicado:

A prioridade número um com a Edge Pro 2.0 foi a velocidade da água lisa (flat water), então eu fiz uma rabeta ‘Pin-Tail’, bem estreita, sem me preocupar como ela se comportaria em torno de uma volta de boia.

Tudo parece ótimo na teoria, mas, já nos primeiros testes, a velocidade e o deslizamento desse design surpreenderam. Eu venho da canoagem oceânica, então estou acostumado com velocidade, e digo que esta é definitivamente prancha mais rápida em que já remei no liso.

O bônus da rabeta pin tail é que ela realmente ajuda a manter a direção e estabilidade da prancha em situações tanto de up wind, como downwind, do que as rabetas ‘square’ (quadradas). Então posso dizer que essa prancha também funciona muito bem no mar. Já as ‘asas’ na parte inferior das bordas não provocam arrasto ao SUP enquanto ele desliza, mas adicionam muita estabilidade.”, revela.

A australiana Angie Jackson, Top do SUP Race mundial, é co-fundadora da marca e participou ativamente na fase de desenvolvimento do SUP. Ela está bastante otimista em relação ao projeto: “Estou muito empolgada com os testes e anciosa para que a prancha chegue ao mercado. A inovação não está morta, não é?”, conta.

O remador japonês Kenny Kaneko também testou a prancha e, segundo Tardew, ficou bastante impressionado com o resultado.

Para saber mais sobre a ONE Ocean Sports acesse oneoceansports.com

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.