V1RJ acontece em setembro

Competição voltada exclusivamente para atletas da modalidade de canoa polinésia V1 acontecerá no dia 21 de setembro tendo como base a sede da Itaipu Surf Hoe, em Niterói (RJ)
v1 rj canoa polinésia
V1RJ será exclusivamente dedicada à categoria V1 de canoa polinésia. Foto: Reprodução

Criada pelos amigos Fabio Valongo e Fabiano Faria, a V1RJ é uma prova de va’a exclusiva para a modalidade de canoa polinésia V1. O nome, “V1RJ” surgiu da iniciativa de se fomentar a categoria em todo o brasil, tendo o litoral do Rio de Janeiro como base.

A primeira edição foi realizada ano passado e teve grande aceitação por parte dos remadores. Em 2019, a competição será realizada no dia 21 de setembro entre os municípios de Niterói e Maricá – “Esperamos em outros anos poder contemplar outros municípios e proporcionar provas em diferentes locais dentro do estado do rio de janeiro”, contam os organizadores.

A ideia é trazer um modelo de prova longa, aos moldes das provas que são realizadas no Taiti e no Havaí – guardadas as devidas proporções em relação às condições de mar que temos em nosso litoral.

v1 rj canoa polinésia
Fabiano Faria e Fábio Valongo. Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo não deixando a desejar, pois o grande desafio dessa prova é enfrentar diferentes condições: downwind, ondulação a favor, contra, ventos moderados, correntes de difícil navegação, canais estreitos, boias naturais (ilhas/pedras) de marcação, navegação costeira e também mais afastadas – além de toda a beleza das praias da região oceânica de Niterói.

Mantendo a tradição de provas internacionais, será oferecido aos atletas uma macarronada antes da premiação.

Apesar de uma estrutura bem simples que será montada na areia para a largada e chegada, contamos com toda a infraestrutura do clube Itaipu Surf Hoe e a sua guarderia, que fica a apenas 50 metros da praia de Itaipu e que conta com vestiários, banheiros e estacionamento particular. Será lá toda a base da prova, entrega de kits, area para montagem das V1, café da manhã, briefing, roda de energia, almoço (macarronada) e cerimônia de premiação.

Crescimento da canoa polinésia V1

v1 rj canoa polinésia
Visual das canoas em Itaipu durante a edição de 2018. Categoria V1 cresce em todo mundo. Foto: reprodução

Uma modalidade tradicionalmente taitiana, a V1 vem aos poucos vem ganhando em todo o mundo, inclusive no Havaí, onde as OC1 (canoas polinésias individuais com leme) reinam.

Essa popularidade também é notada por aqui. O Brasil conta com pelo menos três fabricantes nacionais e a a tendência é que mais empresas passem a fabricar as V1 à mediada em que os remadores vão se familiarizando com o equipamento. Inicialmente, o remador tem uma grande dificuldade de “domar” a canoa por não ter leme, o direcionamento é feito por comandos com o próprio remo, mas, aos poucos, com paciência e muito treino, a recompensa é grande, e os adeptos da categoria são enfáticos ao afirmar que o prazer da conexão com o mar que as V1 proporcionam é único.  

Aviso de regata V1RJ

v1 rj canoa polinésia
Roda de energia da V1RJ 2018. Foto: reprodução

A edição de 2018 da V1RJ teve uma característica de prova teste, onde foram percorridos 22km e com a participação de 20 atletas.

Para edição de 2019, o percurso foi aumentado e serão 25km. Além disso, segundo os organizadores, novos apoiadores irão garantir que o atleta seja mais bem valorizado.

Cada apoiador está disponibilizando um prêmio para os primeiros colocados (detalhes abaixo) como também alguns produtos para serem sorteados entre todos os competidores.

Cronograma

  • Local da largada: praia de Itaipu
  • Local da chegada: praia de Itaipu
  • Distância – 25km (aprox.)
  • Dia da prova: 21 de setembro 2019
  • Entrega dos kits/checkin – das 08h às 9h
  • Briefing e roda de energia – 09h00
  • Largada – 09h30
  • 14h- almoço e premiação

Categorias

Poderão se inscrever atletas de todas as idades e serão divididas as seguintes categorias:

  • OPEN Masculino e Feminino – atletas de todas as idades
  • MASTER Masculino e Feminino – atletas acima de 40 anos (completos em 2019)

Obs.: Como o intuito da V1RJ é fomentar a modalidade, os organizadores informam que pretendem premiar o maior número de atletas, sendo assim, no caso do atleta “Master” chegar do 1º na Open, o mesmo sai da categoria Master, e assume sua colocação e premiação conseguida na Open. Esta é uma cláusula que visa um maior incentivo em premiar e dar oportunidade a mais atletas, como a CBVAA fez no Campeonato Brasileiro que determinou os atletas classificados para o Sul-Americano, na Ilha de Pascoa, no final deste ano.

Premiação

v1 rj canoa polinésia
Carlos “Chinês” e Rayssa Ribeiro, os campeões de 2018. Foto: Reprodução

Categorias Open e Master, Masculino e Feminino

  • 1ª colocado(a) Troféu + 1 Iato de carbono Viper + 1 boné Kona;
  • 2ª colocada(a) 1 kit 3 peças Vogah;
  • 3ª colocada(a) 1 kit Kona.

Todos os competidores ganharão medalha de participação v1rj 2019.

Café da manhã oferecido pelo “puro suco” e macarronada pós prova V1RJ 2019.

Sorteio para todos os competidores:

  • Viper: 2 remos
  • Kona: 1 Kit e 1 Boné
  • Vogah: 1 Boné e 1 Viseira
  • Puro Suco: Vales lanches
  • Empório Verde: Kit de produtos

Percurso – 25 km

j canoa polinésia

O percurso da prova estará completamente coberto e os integrantes dos barcos de apoio estarão em tempo real comunicando-se e informando a base na areia. O último competidor será identificado e acompanhado por um destes barcos de apoio.

Para mais informações acesse o instagram: @v1_rj

Calendário de Eventos Aloha Spirit Club

Clique AQUI e confira o calendário de eventos de water sports mais completo do Brasil.
Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.