Categorias individuais abrem a 2ª Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a

Competição de canoagem polinésia rola neste final de semana em Porto Belo (SC). No domingo será a vez das equipes de OC6
A Praia do Centro, em Porto Belo, recebeu o primeiro dia de provas, dedicado às categorias OC1 e V1. Foto: Robson Vieira

Teve início neste sábado (20) a segunda edição da Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a, competição de canoagem polinésia nas modalidades OC1, V1 e OC6 que rola neste final de semana na Praia do Centro de Porto Belo.

Ao longo do dia foram realizadas as disputas individuais nas categorias Open e Master com a presença de remadores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O percurso, como diz o nome da prova, foi feito no entorno da Ilha de Porto Belo, localizada em frente à Praia do Centro.

Mar liso na face da ilha voltada para a costa, e bem agitado na face voltada para o oceano. Um pouco de vento e correntes, dando a tônica em um percurso que testou as habilidades dos remadores em diversas condições.

Remadoras da categoria Master OC1: Fernanda, Deborah, Soraya e Andrea. Foto: Luciano Meneghello

Os remadores da categoria Open deram três voltas na ilha, perfazendo cerca de 15 km, enquanto as categorias Master deram duas voltas, remando cerca de 8 km.

As disputas começaram com a categoria Master OC1 Feminino, vencida pela paranaense Andrea Moura, da base Waimea Va’a de Curtiba, que liderou a disputa do início ao fim. Na segunda colocação, outra paranaense: Deborah Koliski Vons, conhecida também por seu projeto Remando Para a Vida, e, fechando o pódio na terceira colocação, Soraya Sampaio, da base Tribuzana Va’a, de Florianópolis.

A paranaense Andrea Moura foi campeã da OC1 Master e Open Feminino. Foto: Luciano Meneghello

Já a remadora Fernanda Haetinger, da base Kanaloa Va’a, de Florira, teve que abandonar a prova após quebrar um dos cabos do leme de sua canoa.

Em seguida foi a vez da Master Masculino, cuja largada foi mais parelha. Porém, após a primeira volta, Daniel Romero, da base Ekoa Va’a, de Florianópolis, assumiu a ponta e conseguiu abrir boa vantagem até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Daniel Romero, campeão da Master OC1. Foto: Luciano Meneghello

Igor Felchak, da Tribuzana Va’a, ficou em segundo e, na terceira colocação, uma briga bastante disputada entre Gerson Kaestner, de Balneário Camboriú, e Vinicius Facier, da base Passaúna Paddle Club, de Curitiba. Os dois chegaram bem parelhos, porém, foi Gerson quem conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Andre Leopoldino e Itamar Bezerra de Mello, ambos da Tribuzana Va’a, chegaram um pouco mais atrás respectivamente na quinta e sexta colocações.

Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a. Foto: Luciano Meneghello

Após um intervalo para o almoço foi a vez da categoria Open, Masculino e Feminino, entrar na água.

Após uma bela largada acompanhada de perto pelo público nos molhes de Porto Belo, três remadores assumiram a ponta: Aluã Rosa Ferreira, da base Prg Va’a e Eduardo Silveira, da base Floripa Va’a, ambos remando de OC1 e Rodolfo Antonio, da base Pa’ahana Va’a de Porto Belo remando de V1, formaram o pelotão de elite que se manteve coeso por toda a prova.

Porém, na última volta as posições ficaram mais definidas com Aluã na primeira colocação, seguido por Rodolfo, em segundo (e em 1º na V1) e Eduardo Silveira, em terceiro. Colocações gerais que se mantiveram até a linha de chegada.

Aluã Rosa Ferreira, campeão da OC1 Open. Foto: Luciano Meneghello

Daniel Romero, quarto colocado geral, ficou com a terceira colocação na OC1, seguido por Igor Felchak, Mateus e Robson Veira, respectivamente na quarta, quinta e sexta colocações.

Rodolfo Antonio, campeão da V1 Open. Foto: Luciano Meneghello

Duas remadoras marcaram presença na categoria Open: Sandra Barp, da base Pa’ahana Va’a, remando de V1, e Andrea Moura Lima, da Waimea Va’a, remando de OC1, que foi a primeira mulher da Open a completar a prova.

Neste domingo (21), a partir das 8h, serão realizadas as disputas com as equipes de OC6 em diversas categorias e mais de 130 remadores inscritos.

Sandra Barp, campeã da V1 Open. Foto: Luciano Meneghello

Resultados completos e tempos serão disponibilizados em breve no site  Parada Esportiva.

Acompanhe ao vivo

Highlights da competição serão transmitidos ao vivo ao longo de todo o dia através de nosso instagram @alohaspiritclub.

Galeria de imagens: Fotos Luciano Meneghello

A 2ª Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a conta com patrocínio de Sicredi, Team Miragem, Ilha de Porto Belo e Life’s a Boat.

Apoiadores: Pousada Jardim Porto Belo, Pousada Vila Verde, Mar&Moto Cia Náutica, Fundação Municipal de Esportes, Armazém Bistrô, Garagem da Pizza, Panela de Barro, Fotógrafo Gilmar Castro e Supermercado Costa Esmeralda.

Organização: Pa’ahana Paddle Club e Parada Esportiva.

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.