London SUP Open | Noic Garioud e Seychelle Webster vencem etapa

Realizada em dois dias, com a somatória das provas de Sprint e Long Distance, primeira etapa da APP World Tour reúne grandes nomes do SUP mundial em Londres

Competidores remaram em meio à cartões postais de Londres. Foto: APP World Tour

A capital da Inglaterra foi palco neste final de semana da primeira etapa do APP World Tour 2019. O London SUP Open reuniu nomes de peso do Race internacional em dois dias de disputas de alto nível no rio Tâmisa, dando início a um novo formato de competição que será a tônica do Tour este ano.

No sábado, foram realizadas disputas de longa distância em um percurso de 13 km com a largada realizada às margens da icônica Tower Bridge. Os competidores remaram por cerca de 13 km pelas águas do rio que corta a capital londrina, passando pelo centro da cidade e pontos turísticos importantes, até chegarem à Putney Bridge, outro cartão postal da cidade.

Na água, os competidores tiveram como maior obstáculo as fortes correntes do rio e, claro, o nível altíssimo de seus adversários.

Um pelotão de Elite de peso formado por nomes como Titouan Puyo, Lincoln Dews, Michael Booth, Connor Baxter, Arthur Arutkin e os irmãos Daniel e Bruno Hasulyo, manteve a linha de frente, enquanto, um pouco mais atrás, outro pelotão era formado por Martin Vitry, Itzel Delgado, Noic Garioud, os irmãos Nika e Tom Auber, Kenny Kaneko, Boris Jinvresse, Blue Ewer e Tyler Bashor, davam uma amostra do altíssimo nível dessa prova.

A famosa Tower Bridge londrina também fez parte do cenário. Foto: APP World Tour

Na reta final, Bruno Hasulyo botou pressão e tudo levava a crer que veríamos uma revanche em cima de Michael Booth pelo resultado da Carolina Cup 2019, no entanto, o australiano segurou o ataque e manteve-se na liderança até a linha de chegada, enquanto o neozelandês Lincon Dews mostrou sua força chegando na segunda colocação.

Ao final, o Top 5 masculino ficou definido da seguinte maneira:

1 – Michael Booth (AUS)

2 – Lincon Dews (NLZ)

3 – Titouan Puyo (NC)

4 – Bruno Hasulyo (HUN)

5 – Daniel Hasulyo (HUN)

London SUP Open 2019. Foto: APP World Tour

Entre as mulheres, a prova de Long Distance também foi de alto nível. Após uma largada muito forte liderada por Fiona Wylde, Seychelle Webster e Lina Augaitis assumiram a ponta e a briga pela primeira colocação ficou bem disputada entre essas três remadoras.

No entanto, elas foram seguidas de perto por Candice Appleby, April Zilg, Annie Reickert e Seychelle Webster, formando o segundo pelotão, enquanto outros nomes de peso, como Yuka Sato e Petronella Van Malsen, vinham um pouco mais atrás.

A reta final foi decidida por um Sprint poderoso entre Seychelle, Augaitis e Wylde, brigando, remo a remo, até a linha de chegada, com Seychelle sacramentando a primeira colocação.

Ao final, o Top 5 feminino ficou definido da seguinte maneira:

1 – Seychelle Webster (EUA)

2 – Lina Augaitis (CAN)

3 – Fiona Wylde (EUA)

4 – Candice Appleby (EUA)

5 – April Zilg (EUA)

SPRINT RACE


As disputas de Sprint foram integradas ao Hackney Fitness Festival a. Foto: APP World Tour

Após as impactantes disputas de longa distância realizadas no sábado, foi a vez das disputas de Sprint Race. O título overall da etapa ficaria definido entre a somatória de resultado nas duas modalidades.

A APP apostou em um formato diferenciado de Sprint, baterias eliminatórias com uma distância de 190 m, porém, em um circuito que compreendia contorno de boia, o que por si só já tornava esse modelo de prova diferente dos demais, usualmente disputados em percursos lineares.

Mas, além disso, o circuito era dividido em duas raias, de um lado, dois atletas, e, de outro, mais dois atletas. Os quatro largavam juntos, porém, partiam para duas diferentes direções, contornavam a boia e chegam à mesma linha de chegada.

As disputas foram integradas ao Hackney Fitness Festival, um dos maiores festivais de esporte e cultura fitness da Inglaterra, o que garantiu um bom público e ótima visibilidade ao stand up paddle race.

Na água, uma impressionante performance de Noic Garoiud. O atleta da Nova Caledônia de 17 anos superou monstros do SUP Race internacional impressionando a todos com um desempenho vigoroso e técnica apurada.

Top 3 do Sprint Race Masculino: Claudio Nica, Noic Garioiud e Casper Steinfath. Foto: APP World Tour

Ao final, o Top 5 da Sprint Race masculino ficou definido da seguinte maneira:

1- Noic Garioiud (NC)

2 – Claudio Nika (Itália)

3 – Casper Steinfath (DIN)

4 – Titouan Puyo (NC)

5 – Arthur Arutkin (FRA) e Daniel Hasulyo (HUN)

As disputas do Feminino foram emocionantes. Foto: APP World Tour

Já a categoria feminina, como era de se esperar, não fez por menos, e as meninas botaram a pá na água em disputas de altíssimo nível, com destaque para a finalíssima, que literalmente levantou a torcida por conta da chegada disputadíssima entre Seychelle Webster, April Zilg, Candice Appleby e Amandine Chazot.

Ao final, deu novamente Seychelle, chegando a milésimos de segundos à frente de April Zilg.

As Top 5 do Sprint Race ficaram definidas da seguinte maneira:

1 – Seychelle Webster (EUA)

2 – April Zilg (EUA)

3 – Candice Appleby (EUA)

4 – Amandine Chazot (EUA)

5 – Fiona Wylde (EUA) e Yuka Sato (JAP)

Com a somatória dos resultados os campeões da Overall foram:

LONDON SUP OPEN 2019

MASCULINO

1 – Noic Garioud (NC)

2 – Cabine de MIchael (AUS)

3 – Titouan Puyo (NC)

FEMININO

1 – Seychelle Webster (EUA)

2 – Abril Zilg (EUA)

3 – Candice Appleby (EUA)

Para este ano estão previstas mais três etapas do APP World Tour e uma com status “Evento Especial”, a Red Bull Heavy Water, só para convidados.

Vale lembrar que o encerramento do Tour Mundial deste ano será no Brasil, durante o Aloha Spirit Cabo Frio.

Aloha Spirit Cabo Frio encerra o APP World Tour 2019. Foto: Luciano Meneghello

CONFIRA O CALENDÁRIO DA APP WORLD TOUR:

  • Nova York SUP Open, EUA: 5 a 7 de setembro
  • Osaka SUP Open, Japão: 20 a 22 de setembro
  • Red Bull Heavy Water, São Francisco: 15 de outubro a 8 de novembro (Evento Especial)
  • Aloha Spirit Cabo Frio, Brasil: 22 a 24 de novembro

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.