Festival de Esportes Aquáticos de Amontada abre inscrições

Festival de esportes aquáticos chancelado pela ASUPCE acontecerá entre os dias os dias 24 e 26 de maio promovendo atividades culturais e educação ambiental na paradisíaca Amontada (CE)
Na programação do evento estão previstas remadas recreativas no Rio Aracatiaçu. Foto: Natinho Rodrigues

Entre os dias 24 e 26 de maio de 2019, a Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) promoverá o II Festival de Esportes Aquáticos de Amontada, evento que pretende unir esporte, turismo, lazer, inclusão social, educação ambiental, gastronomia, qualidade de vida e saúde. Pelo terceiro ano a ASUPCE realiza eventos no Município de Amontada, distante cerca de 200 km da capital Fortaleza. Em 2017 realizou o I Festival de Stand Up Paddle de Icaraizinho de Amontada e em 2018 agregou a natação e a corrida de areia, resultando na realização do I Festival de Esportes Aquáticos de Amontada.

O carro chefe do Festival é o Stand Up Paddle e a exploração sustentável das belezas naturais do local. Na programação do evento estão previstas remadas recreativas no Rio Aracatiaçu no Distrito de Moitas e nos lençóis cearenses na Praia dos Caetanos, além da competição principal de Funrace e Race adulto na Lagoa das Fleixeiras e das competições kids e júnior na Praia de Icaraizinho de Amontada.

Para o vice-presidente da ASUPCE, Paulo Marcello Porto, remar em Amontada representa um grande encontro com a natureza através da prancha e do remo, pois se está diante de um dos locais mais atrativos do ponto de vista turístico do litoral cearense e talvez do Brasil. Para Paulo Marcello os resultados da competição são secundários frente ao grande encontro das famílias que ocorre no Festival.

Praia de Icaraizinho de Amontada onde serão realizadas disputas de SUP Race. Foto: Natinho Rodrigues

O Diretor da ASUPCE, Alexandre Nogueira, tem pensamento parecido. Segundo ele a realização do Festival de Amontada representa o olhar da entidade para além do esporte na medida em que se traz agregado ao evento valores culturais, humanos e ecológicos, além da máxima conexão entre os turistas participantes do Festival e a gente de Amontada. O Diretor lembra que diversas atividades da programação são voltadas justamente para o fomento dessa integração entre as pessoas e enumera: curso de capacitação para o trade turístico de Amontada que disponibiliza stand up paddle para seus hóspedes, oficina de capacitação em stand up paddle para escolares do município, ações de educação ambiental e limpeza de praia, além do festival de frutos do mar.

PROGRAMAÇÃO

Todas estas atividades são voltadas para fortalecimento da comunidade local, seja através das capacitações ou do fomento do aquecimento da economia local, como é o caso do festival gastronômico, em que as degustações são preparadas por “chefs” da própria comunidade, gente simples que elabora pratos da culinária local.

Na programação consta ainda o Desafio Amar Amontada, competição de revezamento entre atletas de stand up paddle, natação e corrida de areia. Além da integração dos esportes, o desafio presta uma homenagem ao Município.

Para o presidente da ASUPCE, Clylton Torquato, o nome do desafio já mostra o que ele representa, uma espécie de agradecimento ao acolhimento ofertado por todos de Amontada, desde a hospitalidade do seu povo mais simples, os componentes do trade turístico até os gestores municipais que sempre prestam apoio incondicional ao Festival. A Secretaria de Turismo do Município tem sido grande parceira em todas as edições do evento.

O festival contará com ações de educação ambiental e atividades voltadas à garotada. Foto: Natinho Rodrigues

As ações de educação ambiental serão coordenadas por Juaci Araújo, educador ambiental e coordenador do Projeto Limpando o Mundo, parceiro da ASUPCE em todos os eventos. Segundo Juaci, Amontada tem enraizada a questão da preservação ambiental, o que acaba facilitando o trabalho do projeto durante o festival. Para ele, a oportunidade de falar sobre sustentabilidade, proteção ao planeta, uso consciente dos recursos naturais e combate à poluição dos rios e mares representa a perpetuação do saber, a adoção de práticas que trarão maior qualidade de vida e saúde ao oceano e às pessoas. Os educadores físicos Carlos Leite e Delano Pinheiro, diretores técnicos da ASUPCE, ficarão responsáveis pelos cursos e oficinas, além da direção técnica das provas.

Os organizadores tem a expectativa de um público recorde na edição de 2019 mas já antecipam que não é objetivo que se tenha uma multidão de pessoas participando. Amontada é um município calmo e tranquilo e os refúgios turísticos são voltados para as famílias e para os praticantes dos diversos esportes aquáticos, em especial o stand up paddle, kitesurf e o windsurf.

A Dra. Evenete Marson, diretora médica da ASUPCE, lembra que a “pegada” de Amontada não é de farra ou extravagâncias, mas sim a prática saudável do esporte com máximo respeito ao meio ambiente. Quem desejar festas para virar a noite deve procurar outros destinos, finaliza a diretora.

As vagas para participar do festival são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do site www.asupce.org.br, disponível nas redes sociais da ASUPCE.

CALENDÁRIO DE EVENTOS ALOHA SPIRIT CLUB

Saiba quando e onde irão rolar os eventos de Water Sports mais bacanas do Brasil acessando nosso Calendário de Eventos AQUI.

 

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.



error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.