Integração entre esporte, cultura e meio ambiente: O legado do Aloha Spirit Ilhabela

Esporte, cultura e meio ambiente se envolvem no Aloha Spirit em Ilhabela. Festival de Cinema ofereceu programação especial atraindo grande público promovendo a integração arte-esporte
Ao longo do Aloha Spirit Festival, o público presente pode conferir atrações como o festival de cinema, palestras, aulas de yoga e ações ambientais. Foto: Marcelo Mug

Esporte, cultura e defesa do meio ambiente “caminharam” juntos e envolvidos na etapa de abertura do 11º Aloha Spirit Festival, encerrado domingo (14), em Ilhabela, no litoral norte de SP. O evento reuniu mais de 1.500 atletas em nove modalidades e um grande público, tanto acompanhando as disputas, quanto participando das diversas atividades socioculturais e ambientais, desenvolvidas nos três dias na Praia do Perequê.

Um dos grandes destaques foi o Festival Aloha Spirit de Cinema, realizado na sexta-feira (12) no Espaço Conexões, uma grande arena na areia da praia e com acesso gratuito, beneficiando centenas de pessoas. Foram exibidos seis filmes documentários, todos relacionados de alguma forma com o evento, seja no esporte ou no tema desta edição, “A Simbologia da Água”.

O Festival Aloha Spirit de Cinema, que tem o patrocínio da Corona, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, também promoveu uma importante ação social, com a exibição de filmes para alunos em duas escolas públicas da Cidade. A ideia é fomentar conhecimento, arte e proporcionar novas vivências ao público jovem.

Mutirão de limpeza com foi uma das ações ambientais promovidas pelo evento. Foto: Marcelo Mug

Os estudantes também participaram de mutirões de limpeza nas areias e regiões, de mangue e rios, aulas de cidadania e de preservação do meio ambiente, se conectando ao tema, sobre a importância do cuidado com a preservação da vida. “Os alunos fizeram uma verdadeira imersão no universo dos esportes aquáticos, assistindo a filmes inspiradores, de atletas que desafiaram seus limites, venceram marcas e se superaram”, comentou a responsável pela gestão administrativa do Festival, Valéria Marcondes.

O Festival Aloha Spirit de Cinema é mais uma forma de expressar o quanto a integração arte-esporte é importante, como forma de inspiração para os jovens”, reforçou Valéria, destacando que a iniciativa deve alcançar uma plateia de mais de 800 estudantes da Rede Pública de Ensino de Ilhabela. “Uma coisa é certa: esses jovens jamais serão os mesmos! A busca pela prática de uma vida saudável integrando arte, esporte e preservação ambiental, com certeza, mudará suas vidas para melhor! Para sempre!”, ressaltou.

Festival Aloha Spirit de Cimena. Foto: Marcelo Mug

Junto às ações culturais e socioambientais, o Espaço Conexões ainda contou com aulas de yoga, promovendo meditação para todos os interessados. Vale destacar que a palavra Aloha traduz algmas características do povo havaiano, como amizade, hospitalidade e cordialidade. “Aloha Spirit, ou em português Espírito Aloha, revela muito mais do que uma expressão, trata-se de um estilo de vida”, completou Valéria.

A Aloha Spirit 2019 e todas essas ações terão mais duas etapas. A próxima nos dias 21 a 23 de junho, no Pontão do Lago Sul, em Brasília, e a final de 22 a 24 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio/RJ. O Aloha Spirit 2019 tem os patrocínios de Corona (Ambev) e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e Menos um Lixo. Realização: Associação Magna de Desportes e Ecooutdoor com gestão e produção da Intercult e correalização da Secretaria de Turismo de Brasília.

GALERIA DE IMAGENS – FOTOS MARCELO MUG

 

Spread the love


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.