SUP brasileiro faz história nos Jogos Sul-Americanos de Praia

Atletas do Brasil dominam provas de SUP Race nos Jogos Sul-Americanos de Praia conquistando três medalhas de ouro e uma de prata
Quatro medalhas, sendo três ouros e uma prata. Vinni, Tuca, Lena e Aline fizeram história na Argentina. Foto: Reprodução

Sexta-feira, 22 de março, entra para o calendário nacional como um dia histórico para o stand up paddle brasileiro. Nossos atletas fizeram a sua estreia (e estreia do esporte) nos Jogos Sul-Americanos de Praia, evento ligado ao COI (Comitê Olímpico Internacional) disputado em 24 provas de 13 modalidades esportivas, reunindo cerca de 2000 atletas na cidade de Rosário, Argentina, cede dos jogos.

As disputas de SUP Race tiveram como palco a arena de Balneário La Florida. Duas, das três modalidades de stand up paddle incluídas no evento foram realizadas na manhã desta sexta: SUP Sprint e SUP Race Técnico, e o Brasil foi representado por Aline Adisaka, Arthur Santacreu, Lena Guimarães e Vinnicius Martins.

SUP SPRINT

Estreia em grande estilo: Aline Adisaka comemora a primeira medalha de ouro do dia para o Brasil. Foto: Reprodução

Às 8h foi dada a largada da primeira prova do dia, o Sprint Race Feminino. Uma prova extremamente rápida, realizada em um percurso linear de 200m, onde nossa representante, Aline Adisaka, mostrou superioridade remando firme para conquista a primeira colocação e primeira medalha de ouro do dia para o SUP brasileiro.

A argentina Natália de La Lama, com a Prata, e Giannisa Vecco, do Peru, com o Bronze, completaram o pódio.

Tuca Santacreu larga forte e seguid de perto pelo peruano Itzel Delgado. Foto: Reprodução

Em seguida, às 8h30, foi dada a largada do masculino. Atual campeão mundial da modalidade e franco favorito, o brasileiro Arthur Santacreu encarou um surpreendente Itzel Delgado, do Peru, que “chegou junto” da largada à linha de chegada remando bem próximo de Tuca que, no entanto, manteve a liderança do início ao fim.

Arthur Santacreu ficou o ouro e Itzel com a prata. Na terceira colocação, chegando um pouco mais atrás, veio o argentino e herói local Diego Soreira, conquistando o bronze.

VÍDEO DA PROVA MASCULINA DE SPRINT RACE

RACE TÉCNICO

Lena Guimarães rumo ao ouro sul-americano. Foto: Reprodução

A prova de Race Técnico teve a participação dos brasileiros Lena Guimarães Ribeiro e Vinnicius Martins que, ao lado dos outros competidores, encararam um circuito de 2000 m delimitado por boias, onde os atletas deveriam dar três voltas completas (6 km), incluindo uma breve corrida na areia.

As mulheres foram as primeiras a entrar na água, com a largada dada às 10h30. Lena largou bem, mas foi seguida de perto pela argentina Juliana González, porém, a partir da segunda volta, abriu larga vantagem chegando isolada na linha de chegada.

LARGADA DO RACE TÉCNICO FEMININO

González manteve sua posição concluindo a prova na segunda colocação, garantindo assim a Prata para a Argentina, e a peruana Giannisa Vecco completou o pódio com o Bronze.

Na última prova do dia, o Race Técnico Masculino, Vinncius Martins fez uma boa largada, porém, mais uma vez o peruano Itzel Delgado mostrou sua força, assumindo a liderança e abrindo vantagem do brasileiro a partir da segunda volta.

Vinnicius fechou o dia com a honrosa medalha de prata em prova vencida pelo pesuano Itzel Delgado, atual campeão pan-americano da modalidade. Foto: Reprodução

Itzel, que é o atual campeão Pan-Americano da modalidade, está se consagrando como uma dos grandes nomes da nova geração do SUP Race e deu mais uma prova de sua força conquistando a medalha de ouro na prova de SUP Race Técnico em Rosário.

Vinnicius Martins garantiu a prata e a quarta medalha para o stand up paddle brasileiro em um dia histórico, onde pudemos mostrar para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o potencial desse esporte e de nossos atletas.

Para completar o pódio, o remador Matías Casco garantiu o bronze e mais uma medalha para os anfitriões.

RACE LONGA DISTÂNCIA

Neste sábado teremos mais duas chances reais de medalha com Lena e Vinni. Os brasileiros estão escalados para as provas de Race Longa Distância 18 km, com a largada feminina prevista para às 8h e a masculina às 10h.

Fique ligado em nossas próximas atualizações com mais novidades sobre os Jogos Sul-Americanos de Praia 2019.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Mais um ouro com Lena Guimarães!

Tuca Santacreu conquista a 2ª medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Praia

Aline Adisaka conquista a medalha de ouro no Sprint Race

Equipe brasileira faz o reconhecimento das águas de Rosário

Time Brasil desembarca na Argentina

Festa do esporte na abertura dos Jogos Sul-Americanos de Praia

SUP Race prepara sua estreia olímpica

 

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.