Patrick Winkler | Um brasileiro na Dune Paddle Crossing

Patrick Winkler recebe convite e confirma participação na Dune Paddle Crossing, prova de paddleboard que está sendo chamada de “M2O francesa”
Patrick Winkler recebe o convite pessoalmente de Pierre Lopez (à dir.), organizador da DPC, que recentemente esteve no Brasil. Foto: AP

A França, possivelmente, é a maior referência de esportes aquáticos na Europa. No caso do ISA World SUP & Paddleboard, o país sempre esteve no top 5 desde a edição número 01.

Poster da prova.

Os europeus são apaixonados por esporte e criar eventos extraordinários em seu próprio território é algo que aconteceria mais cedo ou mais tarde.  Sendo assim, o remador de prone paddleboard e atleta da Oxbow, Pierre Lopez,  realiza neste ano de 2019 a travessia Dune Paddle Crossing.

Pierre Lopez, morou na Austrália e Nova Zelândia por três anos e herdou uma grande paixão pelo prone paddleboard (modalidade clássica nos dois países mencionados). Curiosamente, o prone tamanho 10’6”, popularmente conhecido como “Surf Life Saving Paddleboard”, voltou a crescer bastante em vários países europeus, passando por: Inglaterra, Espanha, Dinamarca e logicamente França. Mesmo com o crescimento desta modalidade de prancha, a intenção do Dune Paddle Crossinng é utilizar somente a categoria Stock Prone, ou seja, 12 pés.

A travessia começa na belíssima praia de Lacanau e termina em Duna Pilat, ao todo 47 km de downwind, com temperatura da água em torno de 18 graus. Durante o percurso, o remador enxerga somente as Dunas de areia por isso a prova teve este nome de batismo.

O evento terá janela de 02 dias de espera, para avaliar as melhores condições de vento. Durante a janela, todos os atletas estão alojados em barracas no formato de acampamento. Parece rústico, mas é uma tradição local e ajuda muito a promover o conceito de união entre os remadores.

Embora a organização da prova tenha recebido diversos pedidos para inserir remadores de SUP, canoa havaiana e surfski o evento é restrito a remadores de prone neste ano de 2019. A intenção é convidar 25 atletas, sendo 20 europeus e convites especiais para Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Havaí (no universo aquático, é um estado independente) e Brasil.

Patrick em ação durante o Mundial da ISA. Foto: Reed/ ISA

Patrick Winkler, atleta da seleção brasileira que já participou de 3 edições do campeonato mundial (ISA World SUPP) e que completou a travessia Molokai to Oahu no ano de 2017, recebeu o convite de Pierre Lopez.  O Francês teve uma rápida passagem pelo Brasil, e o convite acabou acontecendo de maneira presencial.

Representar o Brasil em provas internacionais já é uma honra, mas ter o prazer de conhecer a costa litorânea da França, remando de paddleboard, é uma oportunidade imensurável” Comenta Winkler, demonstrando entusiasmo pelo convite.

Falando sobre o desenvolvimento do prone paddleboard em nosso país, é imprescindível ver o nome do Brasil envolvido nos principais eventos internacionais da modalidade” Acrescenta Winkler.

O Dune Paddle Crossing 2019 acontecerá entre os dias 05 a 07 de julho e tem como patrocinador oficial a marca de surfwear Oxbow.

No melhor estilo francês, ao completar a travessia, cada atleta será recebido com ostras e vinho branco imediatamente a pós a chegada.

Para quem segue Patrick Winkler nas rede sociais (@Patrick_in_water), sabe que o atleta costuma escrever seu tradicional “diário de bordo” nas viagens de paddleboard ao redor do mundo e a cobertura do Dune Paddle Crossing 2019, pode ser acompanha aqui mesmo no Aloha Spirit Club.

 

 

 

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.



error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.