Balanço do Aloha Spirit Swim Alcatrazes

Um balanço, resultados oficiais e galeria de imagens da histórica prova de natação realizada no arquipélago de Alcatrazes no último sábado
Samir Barel dá a largada à histórica prova de natação em Alcatrazes. Foto: Fabio Mota/ Aloha Spirit

No último sábado, dia 2 de fevereiro, aconteceu mais do que uma prova Aloha Spirit especial. A Aloha Spirit Swim Alcatrazes foi a primeira competição esportiva realizada naquela que é uma das maiores unidades de conservação integral marinha do Brasil.

Durante o ano de 2018, os atletas interessados em participar desta prova, tiveram que participar de uma seletiva, que foram as três etapas do Aloha Spirit Festival, em Ilhabela, Brasília e Cabo Frio, disputando a prova de 3.800 metros. Foram classificados três atletas por sexo e faixa etária.

Para que a competição e o momento fossem representativos os PCD’s também teriam que estar presentes – e estiveram.

Após o congresso técnico realizado na sexta feira dia 1, ministrado por João Castro e o atleta e treinador Samir Barel, onde também falaram os representantes do ICMbio, da prefeitura de São Sebastião e o embaixador desta prova, o atleta Ricardo Augusto, todos foram descansar, afinal, no dia seguinte, o encontro no píer de embarque seria antes das 6 da manhã. Durante o congresso era possível notar a animação e contentamento na face de cada atleta classificado.

Visual de Alcatrazes. Foto: Fabio Mota/ Aloha Spirit

Devido a um problema com uma das barcas que levaria os nadadores de São Sebastião a Alcatrazes, uma das largadas, prevista para às 6h30, acabou atrasando para às 8h30, consequentemente retardando também a cerimônia de premiação.

Esses atrasos geraram certa apreensão na organização, pois seria importante que tudo saísse perfeitamente bem, dado o caráter simbólico e pioneiro da prova.

Felizmente, ao final do dia de competição, ou diríamos “experiência”, vivida por cada atleta, o resultado em satisfação era evidente e até espantoso. “Mesmo com este problema do atraso, eu jamais vi tamanha felicidade, contentamento, tanta gratidão em cada um dos 54 atletas que lá estiveram” afirmou João Castro.

Competidores prontos para entrarem na água. Foto: Fabio Mota / Aloha Spirit

A prova não teve boias e foi realizada 100% com referências naturais. As boias são proibidas, pois as âncoras podem atingir sítios de vida marinha em recuperação ou agredir de alguma forma o santuário que é Alcatrazes.

Após a largada, em direção ao mar aberto, os atletas passaram pela Ilha do Farol, depois pela Laje do Alagado, isso com ombro direito, e em seguida buscaram a ponta da Ilha dos Alcatrazes, finalizando dentro do Saco do Funil, local de águas tranquilas e transparente, após 3.800 metros de prova.

Tanto na ida, quanto na volta à São Sebastião, alguns atletas foram agraciados com a vista de animais como tartarugas, peixes, pássaros e também golfinhos, fotografados pelo grande fotografo contratado pelo evento, Fábio Mota.

Aloha Spirit Swim Alcatrazes. Foto: Fabio Mota/ Aloha Spirit

OS CAMPEÕES:

Raquel Lury Goto 1h00’10” / Vivian Terng 1h02’29” / maria Leni Antunes Ohta 1h05’38” / Renata Gottschalk 1h07’05” / Cecilia Helena de Azevedo Golveia Ferreira 1h08’09”

Artur Barone 47’42” / Arthur Pedroza 47’51” / Marcos V. Z. Fraccaro 50’08” / Jhonathan Vilela P. Alves 52’43” / Tiago Sato 58’50”

RESULTADOS COMPLETOS:

POR FAIXA ETÁRIA

GERAL FEMININO

GERAL MASCULINO

Vida Marinha abundante. Foto: Fabio Mota/ Aloha Spirit

DEPOIMENTOS:

“Gostaria de agradecer ao ICMBio, pela confiança em meu trabalho, no trabalho da Ecooutdoor Sports Business, pois entendo que na escolha havia sim risco e o medo de talvez a coisa não sair como saiu.

Obrigado a Prefeitura Municipal de São Sebastião por nos acolher e tentar ajudar ao máximo possível.

Obrigado a Marinha do Brasil por nos autorizar e dar todo o suporte para que a prova acontecesse.

Obrigado a Mormaii, pois levamos o projeto e pedido de ajuda, e estes não hesitaram em fechar conosco e entender a importância de estar presente, assinando esta prova, que provou ser um diferencial em provas de águas abertas.”

João Castro

CEO da Ecooutdoor Sports Business organizador da prova de natação de Alcatrazes

 

“O evento para nós do  ICMBio Alcatrazes foi uma oportunidade única de valorizar o arquipélago divulgando suas belezas e importância de preservação para nadadores de todo o Brasil.

O fato de a prova ter seletivas anteriores foi um cuidado da organização tanto para selecionar atletas com bom condicionamento, quanto para ter um número de participantes adequado aos cuidados ambientais do arquipélago.

Acreditamos nesse caminho para trazer diferentes públicos para a conservação da natureza. A pessoa que tem a oportunidade de se encantar com Alcatrazes com certeza vai apoiar a sua conservação!”

Kelen Leite

Chefe do ICMBio Alcatrazes

 

“Quero parabenizar a todos da família Aloha. Realmente foi um evento fantástico. Eu gostaria de lembrar que embora eu tenha tido a ideia de fazer esse evento, se não fosse a capacidade empresarial do João e a forma como ele enxergou esse espetáculo e o que ele pode vir a ser, o que pode representar para os atletas e para a própria IMCBio e a preservação do meio ambiente, trazendo muita visibilidade e um grande desejo de nadar em Alcatrazes.

Eu não tenho dúvidas de que ele acertou na receita e estou muito feliz, pois eu tenho certeza de que esse evento será consagrado. Em pouco tempo todas as piscinas estarão falando desse evento. Sempre que puder, quero participar de desse evento. Tenho muito orgulho de ter tido a ideia e também de ter participado.

Foi um dia especial na vida de todos os nadadores. Todos os nadadores ficaram muito emocionados, pois o lugar realmente é espetacular e esse modelo de provas cumpre com os objetivos que o ICMBio pensou e planejou as visitações a Alcatrazes.”

Ricardo Augusto Oliveira

Nadador pioneiro a fazer a travessia São Sebastião a Alcatrazes a nado solo por três vezes e idealizador da prova de natação de Alcatrazes

 

“A Prefeitura de São Sebastião, na atual administração do Prefeito Felipe Augusto, tem investido e trabalhado bastante para incentivar o desenvolvimento das modalidades esportivas náuticas.

Com a Swim 3.8K não foi diferente, em parceria com a Ecooutdoor, ICMBio e a Marinha do Brasil apoiamos e recebemos com muito agrado a realização da prova. 

Prova essa que traz um sentimento muito especial por se tratar de Alcatrazes. Arquipélago aberto recentemente para visitação, trabalho também intenso do ICMBio em parceria com a Prefeitura e Marinha do Brasil, um paraíso já conhecido pelos ambientalistas e mergulhadores e agora também desfrutado pelos atletas amantes da natureza!”

Ubiratan Mourão

Prefeitura de São Sebastião

 

“Foi uma experiência extremanente diferente; primeiro porque eu não conhecia Alcatrazes; segundo porque eu nunca tinha feito uma prova de natação em alto mar. Como nadador já havia feito algumas travessias em alto mar, mas nunca atuei na organização. Fui árbitro de prova e foi bem tranquilo, pois eram cinco barcos para cuidar de 54 atletas que por sua vez tinham um nível excelente.

E ver os nadadores fazerem uma prova de 3.800 metros em alto mar, se guiando por referências naturais, como a própria ilha e as ilhotas em volta, foi incrível.

O dia estava perfeito, céu azul, mar lisinho e água clara. O lugar é muito rico em vida marinha e vários peixes e tartarugas foram avistados. Teve gente que disse que viu até um tubarão martelo. Foi realmente uma prova muito especial!”

Samir Barel

Maratonista aquático, especialista em águas abertas e árbitro da prova de natação de Alcatrazes

 

“Particularmente como Mergulhador, frequentei muito o Arquipélago de Alcatrazes tempos atrás.

O lugar é fantástico e durante anos, acompanhamos os trabalhos, as idas e vindas do processo que em 2018, transformou a Unidade de Conservação abrindo esse paraíso à visitação e prática de esportes aquáticos.

Pra Mormaii é muito legal estar presente apoiando mais um evento da Eco Outdoor, João Castro e equipe e poder ver essa galera representativa da Natação de Águas Abertas.

Legal ver também ícones das Maratonas Aquáticas nadando junto com os novos talentos, como o campeão da prova, Arthur Barone, nesse cenário incrível.

Sempre apostamos que haveria uma boa opção para a sociedade nesse trabalho conjunto entre os órgãos governamentais, de Marinha e Meio Ambiente.

Meu trabalho foi estabelecer a parceria com o ICMbio, a quem agradeço a oportunidade, e o apoio aos bons eventos que estão levando mais pessoas pra conhecer o Arquipélago.

Por mais Mergulhos e Maratonas Aquáticas!”

Murillo Caldas

Gestão Comercial e desenvolvimento de Produtos Aquáticos da Mormaii, apoiadora da prova de Alcatrazes

 

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE AQUI E CONFIRA UMA SUPER GALERIA DE IMAGENS DO ALOHA SPIRIT SWIM ALCATRAZES

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.