Brasileiro de SUP | Entenda a mudança das categorias em 2019

José Augusto, vice-presidente da Confederação Brasileira SUP – CBSUP, explica as mudanças de categorias e tamanho de prancha que entrarão em vigor a partir de 2019 no Brasileiro de SUP Race
A partir de 2019 a categoria Elite passará a competir na 14 pés. Além disso, uma nova categoria Amador 14 pés será criada. Foto: Fabio Mota

Acompanhando uma tendência global, a partir de 2019 o circuito brasileiro de SUP adotará um novo tamanho máximo de prancha para a categoria Elite Race. A partir da primeira etapa deste ano, passa a valer a 14 pés como prancha oficial da categoria.

Tal mudança irá também gerar a criação de uma nova categoria, a 14 Pés Amador, enquanto a 12’6” Amador permanecerá ativa.

Para entender melhor como essas mudanças serão aplicadas, batemos um papo com José Augusto, vice-presidente da Confederação Brasileira SUP – CBSUP e Diretor do departamento de stand up paddle na CBSurf, que também dá mais detalhes sobre a aproximação entre as duas entidades.

A nova regra de pranchas 14 pés para a Elite Profissional passa a valer em todas as etapas do Brasileiro em 2019?

Sim. No início de 2018, durante a primeira etapa do circuito, avisamos aos atletas que a nova regra de tamanho de prancha seria seguida a partir da primeira etapa de 2019. 

Essa regra contempla todas as categorias da Elite, ou seja, Feminino Profissional e Masters?

Exatamente. Acompanhado a tendência mundial, a 14 pés passa a ser considerada a prancha padrão da Elite Profissional tanto do Masculino, como no Feminino, e isso se aplica também às categorias Elite Master e Super Master. Todas agora serão disputadas na 14 pés.

Figura central no processo de aproximação entre CBSurf e CBSUP, José Augusto também se amarra em competir. Foto: Green Pixel

Haverá uma categoria 14 Pés Amador? E a 12’6” Amador, como fica?

A categoria 12’6” Amador continuará existindo, assim como haverá a 14 Amador, divididas por idade, Open, Master e Super Master Amador, desde que existam pelo menos três atletas por divisão de idade inscritos.

Este ano teremos todos os eventos do circuito brasileiro também chancelados pela CBSurf. Você, na qualidade de vice-presidente da CBSUP e Diretor de SUP da CBSurf, pode falar sobre a importância dessa aproximação entre as duas entidades?

A CBSurf é reconhecida pela ISA como entidade filiada e a CBSUP realiza o circuito brasileiro desde sempre. A aproximação das Confederações veio para fortalecer o desenvolvimento e a organização do esporte stand up paddle.

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.

Add Comment

Click here to post a comment

error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.