Presidente da CBSurf é afastado do cargo

A pedido do vice, Guilherme Pollastri, Justiça afasta Adalvo Argolo da presidência da Confederação Brasileira de Surf
Adalvo Argolo (à esq.) e Guilherme Pollastri (à dir.) travam na Justiça uma guerra pelo comando da CBSurf. Foto: Reprodução

De acordo com informações publicadas no blog Olha Olímpico e pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o presidente Adalvo Argolo foi afastado provisoriamente do cargo de presidente da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf).

O pedido teria sido feito pelo vice-presidente da entidade, Guilherme Pollastri, e acatado pela Justiça Federal de Brasília.

A alegação feita por Pollastri foi de administração temerária e falta de conhecimento sobre a forma como Argolo administra os recursos públicos federais.

Segundo informações levantadas, a Justiça teria levado em consideração que Argolo está inadimplente com a prestação de contas da entidade, motivo pelo qual teria acatado o pedido para o afastamento provisório do presidente.

Outro ponto levantado pela acusação diz respeito ao endereço da entidade, que seria diferente do fornecido ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico do Brasil, além de pertencer a um familiar de Argolo, o que é proibido pelo COB através da Lei Agnelo/Piva.

Em nota, Argolo defendeu-se alegando que a sede da CBSurf funciona neste novo endereço desde fevereiro e que o dinheiro já foi devidamente devolvido ao COB quando soube da falha administrativa.

ISA WORLD SURFING GAMES

A guerra entre Adalvo Argolo e Guilherme Pollastri tornou-se notória a partir de setembro deste ano, em decorrência do episódio deflagrado com a desistência de última hora da CBSurf de levar a delegação brasileira de surfe ao ISA World Surfing Games, no Japão. A alegação foi a dificuldade nos trâmites para a obtenção de vistos.

Devido à grande repercussão do caso, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) emitiu nota relatando as diversas dificuldades operacionais internas da CBSurf para contratação de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e aluguel de veículo, que poderiam acarretar problemas na futura prestação de contas da entidade junto ao comitê.

Adalvo então se pronunciou e confirmou que o risco de não atender a todos os requisitos necessários para a prestação de contas ao COB era alto, pois a entidade tem uma estrutura muito pequena em relação a outras modalidades olímpicas, e que isso poderia tornar a CBSurf inadimplente.

Desde então, Guilherme Pollastri vem buscando na Justiça afastar o presidente do cargo. Adalvo, por sua vez, acusa o vice de se valer de todos os meios possíveis para destituí-lo do cargo motivado por um projeto pessoal de poder.

STAND UP PADDLE

Apesar de ser uma entidade ligada ao surfe, a CBSurf é a representante da ISA (International Surfing Association) no Brasil e mantém uma parceria estratégica com a Confederação Brasileira de SUP – CBSUP na chancela de eventos classificatórios para o Mundial de SUP e paddleboard da ISA e Jogos Pan-Americanos.

Uma das vantagens dessa aliança entre CBSurf e CBSUP foi observada no custeio das despesas de viagem dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-Americanos de Surfe e SUP, realizada no início do mês, no Peru. Isso foi possível devido à destinação de verbas governamentais via COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para equipes que representam o Brasil em eventos oficiais ligados às Olimpíadas, como no caso Pan.

Para 2019 estão programados diversos eventos chancelados em parceria pelas duas entidades. A princípio, a decisão judicial que determinou o afastamento de Argolo não trará nenhuma mudança no planejamento de ambas as entidades para o circuito brasileiro de SUP em 2019, uma vez que essa relação é apenas estratégica e sem vínculos estatutários.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.



error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.