Delegações celebram abertura do Sul-Americano de Va’a

Galeria de imagens e um balanço sobre o dia de abertura do Sul-Americano de Va’a em Cabo Frio (RJ)
Remadores acompanham o pronunciamento de autoridades durante a cerimônia de abertura do Sul-Americano. Foto: Luciano Meneghello

Delegações nacionais de canoagem polinésia da América do Sul marcaram presença neste sábado (17) na Praia do Forte em Cabo Frio (RJ) para a abertura do Sul-Americano de Va’a 2018.

O evento, que está reunindo delegações representando nove nações – Peru, Panamá, Chile, Rapa Nui, Argentina, Venezuela, Guiana Francesa, Brasil e Taiti (atletas convidados) – teve sua abertura com uma sessão livre de reconhecimento da raia para todos atletas, seguido por uma prova simbólica de Para-Va’a, na categoria V6, que ainda não está oficialmente incluída nas disputas do Sul-Americano. A prova, teve a participação de duas equipes formadas por atletas de várias partes do Brasil, reunindo nomes como Guilherme Borrajo, Luciano Fachini, Robson Careca, entre outros para-remadores de destaque, que fazem parte de um movimento pelo fomento do Para-Va’a, contando com o apoio de clubes como São Sebá Va’a e Pa’ahana.

Para-remadores nos preparativos para a prova simbólica de OC 6. Foto: Luciano Meneghello

Em seguida, começaram os preparativos para a abertura oficial da competição. Nesse momento, os atletas foram chegando ao lounge e uma grande confraternização teve início. Foi bonito ver a interação entre os atletas sul-americanos. Conversas excelentes, muita troca de informação e uma grande experiência cultural.

Quando teve início a cerimônia de abertura, o clima de confraternização já imperava na praia e as deleções foram desfilando suas bandeiras uma a uma.

Em seguida, após os pronunciamentos de João Castro, organizador do evento, Fagner Magalhães, presidente da CBVAA e dos Secretários de Turismo Radamés Muniz, Esportes, Flavio Rebel e do prefeito de Cabo Frio, Adriano de Teves Moreno , teve início um batismo simbólico de uma canoa feito por Cauê Serra. Esta canoa simbolizava todas as canoas do evento.

Visual da arena do evento na Praia do Forte. Foto: Luciano Meneghello

Para encerrar a cerimônia, as delegações realizaram apresentações culturais com muita dança e músicas típicas, com destaque para a apresentação de Haka dos remadores de Rapa Nui, contagiando a todos e, encerrando a cerimônia, uma apresentação de capoeira e samba representando a delegação brasileira.

DISPUTAS COMEÇAM NESTE DOMINGO

Neste domingo (18) tem início as provas do Sul-Americano de Va’a. A primeira categoria a entrar na água será a V6 Máster Feminino 60, às 8h15. Veja abaixo a programação completa:

18 de Novembro

7h00 Abertura da arena e entrega de camisetas e itens dos atletas

8h15 .V6 Máster Feminino 60 / Máster Feminino 70 (6 Km)

8h30 .V1R Máster Masculino 60 / Máster Masculino 70 (6 Km)

8h45 . V1 Open Masculino (16 Km)

10h30 . V1R Máster Feminino 60 / Máster Feminino 70 (6 Km)

10h45 . V6 Júnior 19 Feminino (12 Km)

11h00 . V1 Open Feminino (16 Km)

12h30 as 14h30 . Pausa para almoço

13h30 .V6 Júnior 19 Masculino (12 Km)

13h35 .V1R Máster 50 Feminina (6 Km)

13h45 .V1 Máster 40 Masculino (12 Km)

15h30 . V1 Máster 40 Feminino (12 Km)

15h45 . V1R Máster 50 Masculino (6 Km)

O Sul-Americano não terá transmissão ao vivo, porém nossa equipe estará postando ‘lives’ com imagens e entrevistas, direto da Praia do Forte ao longo de toda a competição. Siga nosso instagram @alohaspiritclub e Facebook/ Aloha Spirit Club para ficar por dentro de tudo que rolar ao longo do evento.

GALERIA DE IMAGENS – FOTOS: LUCIANO MENEGHELLO

Custom Gallery: images not found

Custom Gallery: images not found

 

 

 

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.