Stand Up Paddle confirmado nos Jogos Pan-Americanos de 2019

Este é mais um importante passo dado rumo à inclusão do SUP nos Jogos Olímpicos. Modalidade será disputada nas modalidades Wave e Race Técnico
Esta será a primeira vez que o SUP participará de um evento ligado diretamente ao Comitê Olímpico Internacional. Foto: Reed/ ISA

Mais um passo rumo a inclusão do stand up paddle nos Jogos Olímpicos foi dado. A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) confirmou a inclusão do stand up paddle na próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, que será realizada na cidade de Lima, Peru. A notícia que já era conhecida nos bastidores, agora recebeu uma confirmação oficial.

Esta será a primeira vez que o stand up paddle participará de um evento ligado ao Comitê Olímpico Internacional, ao lado de 28 esportes olímpicos e 9 pan-americanos.

O SUP será disputado nas modalidades Wave e Race Técnico, a princípio com um representante masculino e feminino de cada modalidade. Porém, as regras estipuladas pela ODEPA preveem a possibilidade da inclusão de mais um atleta de cada modalidade aos países que melhor se classificarem no PASA – Pan-Americano de Surfe, que acontece entre os dias 02 a 09 de dezembro em Punta Rocas, Peru. Há também a previsão de inclusão de vagas aos competidores pan-americanos que obtiverem a melhor classificação no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA, com início no próximo dia 23 de novembro, na China.

Jogos Pan-Americanos de Lima serão realizados na cidade de Lima, Peru. Foto: Reprodução

A princípio, os atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2019 serão aqueles cujos nomes constam na primeira convocação oficial feita pela CBsurf / CBSUP para o Mundial da ISA, porém, uma confirmação oficial sobre os nomes que irão representar o SUP brasileiro em Lima, em 2019, só deverá ser feita pelas entidades após a conclusão do ISA World SUPP e do PASA tendo em vista as possibilidades de mudanças na escalação dos atletas que esses eventos podem gerar.

A abertura do Pan de Lima está agendada para o dia 26 de julho de 2019 com a presença dos 41 países integrantes da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Vão ser disputados 423 eventos de 39 esportes. O Pan de Lima deve contar com cerca de 6.700 atletas, muitos deles buscando classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020 e, no caso do SUP, uma vitrine com vista para Paris 2024.

Mais informações nas próximas atualizações do AlohaSpiritClub.com.br.

Please follow and like us:

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.