Primeiros passos no surfe de SUP Race

Surfar com um SUP Race não é fácil, mas a boa notícia é que com algumas dicas e muito treino é possível dominar essa arte (e se divertir um bocado)
Dominar o SUP Race me meio às ondas é fundamental para quem ambicionar ser um competidor (além disso pode ser também muito divertido). Foto: Waterman League

Pra muita gente surfe e SUP race não tem nada a ver e de fato, se a intensão é mesmo surfar, existem pranchas de stand up paddle desenvolvias especialmente para essa prática.

Porém, com a popularização das provas de Race Técnico (lembrando quem em 2019 teremos um Aloha Spirit especialmente dedicado à modalidade), a habilidade de controlar uma “jamanta monoquilha de com mais de doze pés” no surfe tornou-se essencial para quem compete ou tem ambições de competir em provas de race.

De olho nessa tendência, já existem no mercado pranchas race com mais curva de fundo e menos ‘edge’ nas bordas, que dão ao SUP melhores condições de surfe. Acontece que essas pranchas já não funcionam tão bem em águas mais lisas (flat water).

A boa notícia pra quem não tem condições financeiras (e nem espaço!) para colecionar uma race é que é possível surfar com qualquer tipo de prancha, mesmo as de fundo reto.

Pra quem quer experimentar, aqui vão algumas dicas para os primeiros passos no surfe de SUP Race:

1 – Comece em mares bem pequenos. Procure ondas com no máximo meio metro e fique bem longe de qualquer surfista ou banhista. O objetivo aqui é desenvolver a técnica de ‘drop’ (entrada na onda) e familiarizar-se com o deslizar da prancha.

2 – Adicione o surfe de Race a sua rotina semanal de treinos. Lembre-se, a prática leva à perfeição. E, de novo, escolha áreas vazias para treinar.

3 – Conheça seus limites. O medo é uma sensação poderosa e não pode ser ignorado, mas deve ser compreendido. Quanto mais nos preparamos, melhores as chances de lidarmos com o medo. Portanto, treine e estude muito as condições do mar, correntes, direção das ondas, períodos, swell e a geografia da praia.

4 – Use um bom leash. Ver sua prancha sendo levada pelas ondas em direção à praia não é um sensação boa, acredite!

5 – Só para reforçar: Fique longe de banhistas e surfistas!

Atento a essas dicas, vá para o mar treinar e melhorar suas habilidades no surfe de SUP Race. Você verá que com o tempo é possível fazer coisas que nem imaginava serem possíveis. E se tá faltando inspiração, aqui vai um vídeo do Noa Ginella pra motivar. Aloha!

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.