SUP Fishing | Pescando e remando de stand up paddle

A pesca de stand up paddle, conhecida como SUP Fishing, é uma maneira original de explorar locais dificilmente acessados na pesca embarcada e também águas mais profundas
Pescar e remar, essa é a vibe de quem pratica SUP Fishing, como  o waterman baiano Gustavo Costa. Foto: Reprodução

A pesca com stand up paddle, conhecida como “SUP fishing”, é uma das inúmeras vertentes que surgiram a partir dessa modalidade. O mercado já conta com uma série de equipamentos específicos que vão desde ventosas para fixar a varinha a pranchas desenvolvidas especialmente para a prática.

Gustavo Costa e pescou essa caranha de 25 kg no SUP Fishing. Foto: AP

Com o SUP você vai tão longe quanto um barco a remo ou com caiaque, com a diferença que transportar uma prancha para a praia ou rio onde se deseja pescar é mais fácil do que transportar uma embarcação. E, uma vez na água, você pode, inclusive, pescar confortavelmente em lugares de difícil acesso a embarcações maiores, como em águas rasas, sobre recifes, entre costões de pedra e bancos de areia. Além disso, em pé, temos um campo de visão privilegiado, o que é importante na hora de escolher um bom local para pesca ou avistar cardumes, por exemplo.

Para aliar o esporte com a pesca é indicado um suporte para a vara de pesca e recomenda-se uma caixa (ou bolsa térmica) para acomodar os peixes e os utensílios usados (veja abaixo a lista com os mais comuns).

Entretanto, se você quer apenas experimentar o SUP Fishing antes de fazer um investimento maior em equipamentos, saiba que é muito fácil fazer adaptações. Uma bolsa térmica ou caixa plástica (no caso das pranchas mais largas) pode ser fixada ao SUP para transportar tudo que você precisa. Nesse caso, pense no que é realmente essencial durante a pescaria e leve a menor quantidade possível de itens. Lembre-se, é preciso facilitar a logística em um espaço reduzido e com certa instabilidade.

Exemplo de adaptações em uma prancha para torná-la apta para o SUP Fishing. Foto: Giuliano Andretta

Praias calmas, rios e lagos são mais indicados para uma primeira experiência. No caso de mar aberto, é indispensável experiência prévia no SUP e também na pesca.

Manusear uma carretilha e vara com peixe na linha em cima da prancha exigem habilidade. Sempre bom ter cuidado com o peixe fisgado, ele pode machucar (dentes ou esporoes), ter cuidado com os anzóis da isca artificial que podem se soltar na direção do pescador e, principalmente, manter os pés em cima da prancha, pois além do peixe fisgado podem estar por perto outros interessados, e um pezinho dando sopa pode ser interessante!

A pentacampeã brasileira Babi Brazil também se amarra no SUP Fishing. Foto: Arquivo pessoal

Ao fisgar um peixe, curta a briga com calma, esse é o melhor momento da pescaria. Respeite seu pescado, a natureza e seus limites.

EQUIPAMENTOS

VESTUÁRIO

Indispensável o uso de óculos, chapéu ou boné. Roupas leves ou neoprene dependendo da temperatura. Um flutuador ou colete salva-vidas também são bem vindos.

HIDRATAÇÃO

Pode ser uma mochila ou pochete de hidratação, cantil ou garrafa térmica. Água ou isotônico não podem faltar nessa remada.

PRANCHA

Alguns fabricantes, como a norte-americana Bote, desenvolveram uma linha de pranchas específicas para o SUP Fishing. Foto: Reprodução

Uma prancha ideal é a que permita ao remador manter uma velocidade média entre 6 a 8 km/h. Mas tudo depende da experiência/habilidade do remador/pescador. Quem já tem boa experiência de remada pode optar pelas races que são mais rápidas ou, quem não quer um SUP tão “arisco”, pode optar por pranchas mais largas, que são mais confortáveis, mas tudo depende da experiência/habilidade do remador/pescador.

Existem também as opções de pranchas específicas para o SUP Fishing, como o caso da marca norte-americana Bote, que desenvolveu uma linha de SUP’s especialmente para a prática com encaixes e assessórios próprios. Outras marcas como a JP e a Starboard, por exemplo, também tem seus modelos próprios.

VENTOSA

A ventosa é uma excelente opção para manter uma ou mais varas fixas à prancha. Foto: Reprodução

Ventosas de alumínio com porta varas de inox são a melhor opção e podem ser usadas em qualquer prancha com superfície lisa. Mono ventosa é mais versátil, pois pode ser posicionada em bicos de qualquer formato. A ventosa dupla só funciona bem em superfícies planas.

VARA DE PESCA

Opte pelas menores, pois as varas grandes balançam muito na prancha. Tipo de ação média, pois ajuda na fisgada de corrico e pesada (7 a 13 kg) para garantir resistência se for um peixe de médio porte, que são os mais comuns no SUP Fishing. As de carbono são mais indicadas, pois são mais leves que as de fibra, e quanto menos peso na prancha, melhor a pescaria.

CARRETILHA OU MOLINETE? 

As carretilhas são mais confortáveis de manusear e possuem alarme, mas os molinetes também servem. Fica a critério do pescador. Para o SUP fishing não precisa ser muito pesada nem grande, uma média de 200 a 300 metros de linha é suficiente.

ISCAS

Existe uma infinidade de iscas, com tamanhos, cores e características de ratling (chocalho) e profundidade diferentes. Os resultados aqui são bons com iscas que variam de 5 a 12 cm e media profundidade, mas às vezes as de superfície surpreendem.

FISGAS

A fisga de pesca é um equipamento muito importante para p SUP Fishing. Foto: Reprodução

Indispensável na pescaria, pois com ela o peixe será puxado pra fora da água. Existem fisgas de todos os tamanhos e para o SUP fishing uma pequena já resolve. As de alumínio são mais leves

FACA

Muito importante. A faca é utilizada para qualquer emergência (cortar linha, cordas etc) e “acalmar” o peixe, evitando machucar o pescador quando está em cima da prancha.

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.