Rete Ebb confirma presença na Rio Va’a 2018

Ícone da canoagem polinésia mundial Rete Ebb participa da Rio Va’a para competir na Aito Brasil e realizar uma palestra aberta sobre Va’a. Festival acontece entre os dias 08 e 09 na Praia Vermelha do Rio de Janeiro (RJ)
Em sua 17ª edição, a Rio Va’a tem como cenário a deslumbrante orla da Cidade Maravilhosa. Foto: Gilmar Domingos de Oliveria

Nos dia 8 e 9 de dezembro a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, será palco da Rio Va’a 2018, uma das mais tradicionais provas de canoagem polinésia do Brasil que este ano comemora sua 17ª edição.

A Rio Va’a engloba competições de V6, V1, V1R, V2R2 e surfski ao longo do final de semana. No sábado (8) irão rolar as provas de V6 e no domingo a Aito Va’a Brasil, versão brasileira da famosa Te Aito, a maior prova de canoas polinésias individuais do mundo.

RETE EBB NA RIO VA’A

Rete Ebb irá realizar uma palestra aberta no sábado e no domingo irá competir na Aito Brasil. Foto: Sports Tahiti/ Reprodução

Este ano a Rio Va’a 2018 contará com mais uma novidade. O lendário remador taitiano Rete Ebb marará presença na prova e realizará uma palestra aberta sobre canoagem polinésia no sábado (9) logo após a premiação.

O taitiano abordará suas experiências em competições internacionais e também falará sobre a cultura do va’a no Taiti. No domingo ele participará da Aito Brasil. E na sexta-feira (7/12) serão oferecidas clínicas para todos os níveis de remadores e as vagas são limitadas a 11 remadores por turma. Serão sorteadas duas vagas na clínica para os atletas inscritos no primeiro lote de inscrição da Rio Va’a.

Rete ocupa a posição de leme da EDT, uma das melhores equipes de V6 do mundo, com títulos em provas disputadíssimas como a Hawaiki Nui e a Molokai Hoe. Além disso, o taitiano também possui uma série de títulos em provas individuais de va’a, entre elas, as Te Aito e Super Aito, por mais de uma vez.

Aos 27 anos, Rete Ebb é considerado um grande ídolo no Taiti e acumula pódios nas mais importantes provas internacionais. Foto:Sports Tahiti/ Reprodução

Aos 27 anos, Rete Ebb é considerado um grande ídolo no Taiti, nação onde o va’a possui o status de esporte nacional, tanto por suas grandes performances, quanto por sua humildade.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DA RIO VA’A 2018

SÁBADO

No sábado serão realizadas as provas de V6 Open, Master, Senior Master Estreante e Júnior, com largadas a partir de 8h da manhã. O circuito previsto para a prova Open Masculina (28 km) passará pelas belas praias da zona sul da cidade. Já na Open Feminina (18 Km) as canoas seguirão até o Leblon para então retornar ao ponto de largada.

As categorias V6 Estreante, Júnior e Sênior Master competirão dentro de um circuito de 6 km, enquanto a Master será em 10 km.

Todas as largadas e chegadas serão na Praia Vermelha, sede do evento.

Na parte da tarde também irão rolar disputas individuais de V1 nas categorias Cadete, Junior, Parava’a, Menor e Infantil, em um percurso de 2km.

Após a e entrega das premiações, terá início a palestra com Rete Ebb (previsão de início às 16h)

DOMINGO

No domingo o percurso será de 10 km para todas as categorias – V1 masculina e feminina, V1R masculina e feminina, V2R mista, masculina e feminina e Surfski masculino e feminino – , exceto para os competidores da V1 Open, que participarão da Aito Brasil. Nesse caso a distância será de 20 km.

A largada será na Praia Vermelha e seguindo em direção ao interior da Baía de Guanabara, fazendo uma boia na estátua de São Pedro (Santinho) e retornando para totalizar 10 km. A categoria V1 Open masculina faz esse percurso duas vezes, totalizando 20 km.

Informações sobre inscrição na prova, clínica com Rete Ebb, percursos e cronograma acesse nohuli.com.

CALENDÁRIO DE EVENTOS ALOHA SPIRIT CLUB

Saiba quando e onde irão rolar os eventos de water sports mais bacanas do Brasil AQUI.

Please follow and like us:

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.