Surfistas resgatam baleia presa em rede de pesca

No último domingo (14) os amigos João Baiuka e Fhilippe “Marreco” Peixoto realizaram um resgate dramático de um filhote de filhote de baleia-franca preso a redes de pesca próximo à costa do Farol de Santa Marta, em Laguna (SC)

No último domingo (14) os amigos João Baiuka e Fhilippe “Marreco” Peixoto realizaram um resgate dramático de um filhote de filhote de baleia-franca preso a redes de pesca próximo à costa do Farol de Santa Marta, em Laguna (SC).

O resgate começou por volta das 16h30 e durou cerca de três horas em alto-mar. Durante todo o período, a mãe do filhote ficou nas proximidades.

Baiuka entrou na água com um jet ski pilotado por Fhilippe e nadou até o animal para então começar o trabalho de cortar as redes usando uma faca.

“Eu vi que aquele bicho realmente precisava de ajuda e teria que ser naquele momento. Eu sei que existem alguns protocolos, mas no momento teria que fazer ajuda, eu não queria ver o bicho de forma nenhuma encalhar na praia o viesse a falecer”, conta Baiuka.

“Não foi uma coisa fácil, também não aconselho ninguém a fazer, porque é perigoso, o bicho é gigante. A gente pegou um momento muito crítico, que foi a hora que ela já tava vindo pra praia, a gente pegou o tombo e começamos a vir com ela, foi bem dramático”, lembra o surfista que é conhecido por pelo apetite por surfar ondas grandes  na Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, onde tem uma pousada.

PMP-BS ALERTA PARA O RISCO

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) que funciona na Udesc de Laguna foi acionado e acompanhou o resgate das areias da praia. O resgate por pessoas não especializadas não é recomendado pelos protocolos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

Fonte: G1

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.