Guilherme Cunha focado no Mundial

Expoente da nova geração do SUP Race nacional fala sobre a preparação para participar da PPG e da oportunidade de participar do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA. Confira a entrevista
Aos 15 anos de idade, Guilherme Cunha já acumula mais experiência em competições e títulos do que muito remador veterano. Foto: Justin Schaay

Apesar da pouca idade (15 anos), o vicentino Guilherme Cunha já tem larga experiência em competições de SUP race nacionais, onde coleciona títulos em categorias de base a amadoras (4 x campeão brasileiro Kids, 2 x campeão brasileiro Junior e 2 x campeão brasileiro Race Amador), e também em provas internacionais.

De malas prontas para da Pacific Paddle Games, a prova de SUP Race mais importante do mundo, entrei em contato com Gui para saber como está sua preparação, porém, no processo da entrevista, fomos surpreendidos pela informação de que ele será convocado para o Mundial da ISA. Confira.

Você fez quantas participações na PPG?

Participei apenas uma vez, em 2017. Porém fiz três provas na categoria até 14 anos: a Race Longa e Race Técnica. Já na Júnior Pro, até 17 anos, fiz apenas a Race Técnica para ver os adversários e ter noção de como seria competir nessa categoria.

Qual foi a sua melhor colocação e em qual categoria?

No PPG minha melhor colocação foi na prova longa até 14 anos, fiquei com a primeira colocação. Mas não fui mal nas outras! Fiquei em segundo na Técnica, também até os 14 anos, e na Júnior Pro fiquei em quinto.

Esse ano você vai participar de quais categorias da PPG?

Vou competir a Júnior Pro longa e técnica, com muitos atletas de alto nível.

Como é a sua relação com a SIC internacional?

A relação com a SIC é muito forte. Eles ajudam em tudo e todas as despesas das viagens, além de fornecerem um dos melhores equipamentos do mercado atual.

Além da SIC, quem são seus outros patrocinadores/ apoiadores?

Atualmente meus apoiadores de maior relevância, além da SIC, são o Colégio Objetivo São Vicente e o CNA São Vicente, que deram uma excelente bolsa de estudos. Também é muito importante mencionar a CETF, que vem me ajudando nos treinos dentro e fora d’água.

Com a lesão do Luiz Guida “Animal” você terá a chance de assumir a vaga da seleção brasileira de SUP para o Mundial da ISA. Você pretende participar do Mundial da ISA?

Pretendo participar sim! Vai ser uma ótima experiência de campeonato e de estar junto dos melhores atletas do mundo.

Devido ao prazo apertado e aos altos custos dessa viagem seu pai me disse que abrirá uma campanha de financiamento coletivo. Explica como as pessoas podem lhe ajudar?

Apesar da confirmação da minha convocação ainda não ter sido anunciada oficialmente, pois o prazo para os atletas convocados se manifestarem é até o dia 28, meu pai assim que ficou sabendo que o Animal havia se lesionando, entrou em contato com ele e com o pessoal da CBS e da CBSUP, que informalmente confirmaram que na desistência do Animal eu seria chamado.

Então, por causa do prazo apertado (a competição começa no dia 23 de novembro, na China) Nós estamos fazendo uma “vakinha online” para arrecadar dinheiro para a viagem que não é nada barata! Para ajudar é só entrar nesse link AQUI colocar seus dados e doar a quantia desejada, além disso iremos fazer um evento que será um bingo no qual iremos fazer vários sorteios.

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.