Direto do front, informações sobre o NY SUP Open

Em Nova Iorque, atletas brasileiros falam sobre a expectativa para o início do Mundial de SUP, que começa neste sábado (15)
Aline Adisaka, que chegou a Long Beach no dia 11 de setembro, testemunhou as homenagens às vítimas do atentando à Torres Gêmeas. Foto: AP

Tem início neste sábado (15) o NY SUP Open, evento organizado pela APP World Tour válido pelo circuito mundial de stand up paddle nas categorias Wave e Race.

A competição, no entanto, será realizada em pontos distintos da cidade. As disputas de Wave e Sprint Race acontecerão na praia de Long Beach, no distrito de Long Island (50 minutos do centro de Nova Iorque), com previsão de início para o dia 18, terça-feira, enquanto as competições de Long Distance Race serão realizadas nas águas do rio Hudson, em um trajeto de 11 km em torno da Estátua da Liberdade, em Manhattan, neste sábado (15).

Nomes de destaque do Race mundial, como Michael Booth, Connor Baxter, Casper Steinfath and Kai Lenny, Shae Foudy, Manca Nator, Candice Appleby, Terrene Black e Sonni Honscheid estão sendo vistos com seus SUP’s fazendo reconhecimento das águas do Hudson desde o início da semana, porém, atletas do Wave também já começam a marcar presença nas ondas de Long Beach, entre eles, os brasileiros Aline Adisaka, Nicole Pacelli e Alex Durand, todos surpresos com a qualidade das ondas.

Isso porque a temporada de furações na região do Caribe e sul dos EUA tem gerado muita movimentação no Atlântico Norte e, consequentemente, muita ondulação atinge a costa de Nova Iorque com boa qualidade e potência.

Nicole Pacelli aprovou as boas esquerdas que chegaram ao pico graças à passagem do furacão ao sul dos EUA. Foto: Lapo Coutinho

Nunca imaginei que viria pra Nova Iorque surfar, e ainda mais ser recebida com altas ondas!”, declarou Nicole Pacelli, campeã mundial de SUP em 2013, que chegou ontem à “Big Apple” e ficou impressionada com a qualidade do pico.

Aline Adisaka chegou um pouco antes, no dia 11, uma data muito marcante para os norte-americanos e sobretudo para os habitantes da cidade por conta dos atentados às Torres Gêmeas:

É uma data muito marcante para a cidade e vi muitas homenagens. Aqui em Long Beach eles colocaram em vários bancos da praia uma plaquinha com o nome de uma vítima do atentado, então ao longo de toda orla você vê um banco homenageando uma pessoa e no dia 11 os familiares e amigos deixavam homenagens e preces a essas pessoas nesses bancos”, contou Aline em conversa via telefone.

Visual de Long Beach. Foto: APP World Tour/ Reprodução

Em relação às ondas, a impressão também foi muito boa. A aproximação do furacão Florence à costa leste dos Estados Unidos  produziu um swell de excelente qualidade em Nova Iorque fazendo a alegria dos locais.

Aline conta que a cidade está fora de risco, porém, mais ao sul da costa leste do país a situação é bem diferente:

Estamos fora de risco e aproveitando somente as ondas geradas por esse furacão, porém, a família que está me hospedando aqui em Long Beach tem parentes na costa sul e tenho acompanhado a aflição deles com os possíveis danos que serão causados quando o furação passar por lá”, contou Aline.

Alex Durand, ao lado de Kai Lenny, confere a raia da prova. Foto: AP

Em relação ao surfe, ela conta que para os padrões locais, as ondas estão muito boas, com a predominância de esquerdas:

As ondas estão com boa formação e em torno de um metro. O pessoal aqui disse que normalmente elas são menores, então todos estão aproveitando. São ondas curtas, bem tubulares na maré seca e mais gordas quando a maré enche. Aliás, há muita variação de maré aqui e a onda muda bastante”, esclarece a water woman de Ubatuba.

Alex Durand, que participará das provas de SUP race na categoria Amador e também está inscrito no Mundial de Wave, está hospedado em Manhattan, cerca de uma hora de Long Beach, contou que ontem foi conferir as ondas e saiu de cabeça feita do mar:

Ontem fui lá conferir esse swell do furacão e tinham umas esquerdas muito boas. Trombei com o Kai Lenny próximo à raia da prova de Race, que fica mais perto aqui de onde estou hospedado”, revelou.

PREVISÃO DE ONDAS PEQUENAS

Matheus Salazar na famosa Times Square. Foto: AP

A previsão para a próxima semana, porém, não é muito animadora. É que conforme o furacão vai se afastando da costa, as ondas diminuem e é bem provável que a fase de triagens, no dia 18, seja realizada em meio a ondas com menos de meio metro.

Foi o que me confirmou o santista Matheus Salazar outro brasileiro recém-chegado a Nova Iorque. Matheus ainda não teve tempo de conferir as ondas de Long Beach, pois está em outra parte da cidade, mas já está de olho na movimentação do swell:

Aqui perto de onde estou as ondas estão pequenas e a previsão é de mar pequeno durante o campeonato. Estou aproveitando também para passear pela Times Square com a minha mulher”, contou Matheus Salazar, que, assim como seu irmão e campeão mundial, Leco, é apontado como um dos favoritos ao título.

Há ainda um grande número de atletas do Brasil a caminho dos EUA e a maioria deve chegar neste domingo a Long Beach. São eles: Leco Salazar, Leo Gimenes, Marcio Grillo, Daniel Ferlin, Gabi Sztamfater, Luiz Diniz, Wellington Reis e Luciano Esteves Martins.

O New York SUP Open será realizado de 15 a 23 de setembro com cobertura e boletins especiais aqui no AlohaSpiritClub.com.br, mídia oficial do APP World Tour.

SOBRE O APP WORLD TOUR

O APP World Tour, organizado pela Waterman League, é reconhecido e sancionado pela ISA (International Surfing Association) como o Circuito Mundial Profissional oficial do stand up paddle.

Para mais informações visite app.appworldtour.com

Spread the love

About the author

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello

Luciano Meneghello é Editor-chefe do Aloha Spirit Club. Pioneiro na produção de conteúdo direcionado a esportes de água como SUP, va'a e paddleboard, foi fundador da Revista Fluir Standup e do site SupClub e tem artigos publicados em diversos veículos do segmento, como revista Go Outside, Alma Surf, site Waves, entre outros.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.