Filme sobre Paul Gauguin e o Taiti entra em cartaz no Brasil

“Gauguin — Viagem ao Taiti” retrata os primeiros anos da vida do pintor impressionista na Polinésia Francesa e sua relação com a cultura local no final do século XIX


O filme que retrata um capítulo determinante na vida de um dos pintores mais influentes de todos os tempos está em cartaz nas salas de cinema brasileira desde a última semana de agosto.

“Gauguin — Viagem ao Taiti” retrata um período importante da vida do pintor francês Paul Gauguin, que em 1891, desiludido com os rumos que a arte vinha tomando na Europa, deixou o continente para viver na exótica e selvagem Polinésia Francesa, onde acreditava ser possível reencontrar a essência de sua pintura de uma forma livre.

‘Mulheres de Taiti na Praia’, uma das muitas obras que o pintor produziu enquanto viveu no Taiti. Foto: Reprodução

O mestre do pós-impressionismo, que assim como seu grande amigo, Van Gogh, só teria o devido reconhecimento após a sua morte, teve grandes dificuldades para viver do seu trabalho e não teve vida fácil no Taiti, onde enfrentou doenças, solidão e precisou trabalhar como estivador para sobreviver (a ironia é que hoje suas obras estão entre as mais caras do mundo. Em 2015, um de seus quadros foi vendido por R$ 830 milhões).

Por outro lado, foi lá que encontrou sua segunda mulher e musa inspiradora, Teha’amana, que o levaria a pintar alguns dos quadros mais notáveis de sua carreira.

Dirigido por Edouard Deluc, o filme explora o paralelo entre a angústia que tomava Gauguin na luta por conseguir condições mínimas de trabalho, com o olhar deslumbrado para o que lhe parecia uma sociedade mais integrada à natureza e conectada apenas às necessidades básicas da vida.

Toda exuberância do Taiti, somada à vibrante cultura polinésia sendo, aos poucos, ofuscada pela influência do colonialismo e à visceral interpretação de Vincent Cassel, no papel de Gauguin, imprimem ao filme grande intensidade e têm tudo para agradar tanto aos admiradores da sétima arte, quanto aos da cultura polinésia.

Se você gosta dos dois, “Gauguin — Viagem ao Taiti” é, sem dúvida, uma grande pedida.

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.