História | Há dez anos nascia o Aloha Spirit Festival

Uma simpática e singela faixa dava boas-vindas aos competidores na primeira de todas as edições do Aloha Spirit Festival. Foto: Reprodução.

Há dez anos era plantada em Ilhabela (SP) a semente daquele se tornaria o maior festival de esportes aquáticos da América Latina. O Aloha Spirit Festival nasceu de um insight de João Castro após uma travessia de canoa havaiana feita em 2018 entre as cidades de Santos (SP) e Paraty (RJ).

À época a Ecooutdoor, agência de marketing esportivo de João, realizava provas de corrida de rua, corrida de aventura, entre outras modalidades, mas aquela travessia despertou nele o desejo de criar um festival onde o espírito e o astral, inerentes à tradição da canoa havaiana, fossem a tônica.

Assim, com a presença de 60 atletas da canoagem polinésia, nascia o Aloha Spririt Festival que em sua primeira edição muito pouco tinha de “festival”! Foi, na verdade, uma competição bem simples traduzida em um encontro do bom astral entre amigos.

Se faltavam recursos, sobrava alto astral e espírito aloha. A semente estava plantada. Foto: Reprodução.

Mas se por um lado a simplicidade e o improviso marcaram essa primeira prova, por outro, o DNA daquele que viria a ser o maior festival de esportes aquáticos da América Latina estava criado.

A semente vingou e deu origem a uma bela árvore. Dez anos mais tarde o Aloha Spirit Festival é realizado em três diferentes capitais e reúne por etapa entre 800 e 1.800 atletas competindo em sete modalidades esportivas: Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia.

A competição, no entanto, é parte do processo. O Aloha também oferece feiras, cinema ao ar livre, apresentações musicais e muita troca de informação entre competidores, público, empresários e pessoas ligadas a diversos segmentos dos “water sports”.

O nome “Aloha Spirit” foi escolhido para que traduzisse o que realmente se esperava de cada evento e para onde ele sempre deveria ser conduzido. A palavra ALOHA foi construída da seguinte maneira:

“A – AKAHAI – bondade, ternura, amabilidade / L – LOKAHI – unidade, harmonia / O – OLU’OLU – agradável, cordialidade / H – HA’AHA’A – modéstia, humildade / A – AHONUI – paciência, perseverança.”

Passados dez anos o festival se tornou o maior do segmento de esportes de água na América Latina, oferecendo além das competições, feiras, cinema ao ar livre, apresentações musicais e muita troca de informação. Foto: Ale Socci.

E mais um capítulo dessa história poderá ser conferido neste final de semana, de 22 a 24, na arena que está montada no Pontão do Lago Sul, em Brasília (DF) e também a através das transmissões ao vivo que serão feitas pela Aloha Spririt TV. Até lá. Aloha!

Clique AQUI e confira a programação completa do Aloha Spirit Brasília.

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.