Brasileiro de Canoagem Onda é realizado com sucesso em Ilha Comprida

Competição reúne os melhores atletas brasileiros da canoagem onda em ótimas condições de surfe em Ilha Comprida (SP)
Competição reuniu os melhores atletas do Brasil na modalidade Canoagem Onda que encontraram ótimas ondas em Ilha Comprida. Foto: Reprodução/ CBCa.

No final de semana passado a cidade do litoral paulista Ilha Comprida recebeu atletas de todo o Brasil para a realização do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda. O evento aconteceu entre os dias 15 e 17, e pela primeira vez foi realizado dentro de uma janela de três dias, o que garantiu que as disputas ocorressem com as melhores condições possíveis.

O Campeonato foi disputado nas categorias Iniciante, para atletas que estavam nos dois primeiros anos de competição; Open; Sênior para atletas com até 39 anos de idade; Master, entre 40 e 49 anos e Gran Master para os atletas com mais de 50 anos.

Sexta-feira (15) estava programada para ser o primeiro dia de provas, mas o clima não cooperou e a previsão de ressaca impossibilitou que os atletas entrassem no mar. O sistema adotado pela organização do evento, no qual a competição tinha uma janela de três dias para ser realizado, já antecipava esse contratempo e não representou problema nenhum. No sábado (16) o evento teve seu início decretado e as disputas pelo melhor lugar no ranking da modalidade começou. O formato de disputa do Campeonato é o mesmo das competições de surf, onde até cinco atletas participam de baterias de 15 a 25 minutos e somam-se as duas melhores ondas de cada competidor. O atleta com a melhor smoatória é o vencedor.

Para-atletas também marcaram presença e deram show. Foto: Reprodução/ CBCa.

As disputas de Waveski tiveram provas em todas as categorias e foi a modalidade com o maior número de atletas participantes. Marcelo Cunha foi o campeão da categoria Open, Taffarel Soares foi o vencedor nas categorias Inciante e Sênior, na categoria Master o vencedor foi Mauricio Marcos de Souza e Rogério Cruz foi o campeão da categoria Gran Master.

No Shark Paddle, única modalidade de criação brasileira, as disputas que aconteceram foram apenas nas categorias Open e Iniciante. Vitor Sudbrack e Rodrigo Borges foram os campeões, respectivamente.

O Kayak Surf foi a única modalidade que não teve disputas na categoria Iniciante. Bruno Guazzeli Filho foi o vencedor na categoria Open e na Master e Fernando Reus lapolli ficou com o ouro na categoria Sênior.

O evento ainda estava programado para ter provas de PowerCanoagem (Canoagem Onda adaptada), mas devido ao mal tempo muitos atletas não participaram. O único atleta que compareceu foi Felipe Kizu, bicampeão mundial de surf adaptado. Ele competiu no Waveski e ficou em 7º lugar na categoria Open e em 3º na Sênior.

O campeonato Brasileiro de Canoagem Onda é organizado pela Associação Paulista de Waveski Surf – APWS, Prefeitura Municipal de Ilha Comprida com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e apoio de Diamond, Impulso, Viking Waveski, Xski, New Impact, Solamanzi, Kayaksurf.net e Santo Drop.

Spread the love

About the author

Da Redação

Da Redação

Aloha Spirit Club é a maior fonte de informação sobre water sports da América Latina. Nossa equipe traz até você conteúdos de qualidade e antenados com as novidades e tendências desse universo.


error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.