De volta aos treinos!

Agora que acabou a folia, chegou a hora de voltar aos treinos! Foto: Reprodução.

Quem acompanha o Calendário de Eventos do Aloha Spirit Club sabe que temos provas incríveis marcadas pra rolar nas próximas semanas e que, portanto, estar em dia com os treinos é fundamental para fazer bonito nesses eventos.

Mas ai vem o carnaval com quase uma semana de festas e, como ninguém é de ferro, muitos se rendem a folia e relaxam na preparação.

Mas, calma, nada está perdido! É possível voltar a treinar obtendo um bom rendimento mesmo depois de uma maratona de festas, desfiles, bailes e blocos de carnaval em um curto espaço de tempo. Mas tudo depende do quanto você abusou nas festas e de sua disposição para “reverter o estrago”.

Quando paramos de praticar atividade física o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo habitual. Além disso, fatores como noites mal dormidas, alimento pesado e abuso do álcool terão uma influência negativa no rendimento dos treinos. É preciso, portanto, um pouco de calma e bom senso na hora de pegar firme no treino novamente.

Se abusou no carnaval, volte com calma aos treinos. Foto: Reprodução.

“Se exagerou no Carnaval, quando voltar ao treino não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente”, comenta Guilherme Leme, coordenador de musculação da rede de academias Bio Ritmo.

Segundo o profissional, é possível que o atleta também perceba uma pequena diminuição da força: “Se a ideia é praticar exercícios de corrida ou pedalar, por exemplo, é necessário reduzir o ritmo e velocidade média nos primeiros treinos, apenas para evitar que seu corpo saia de um período de repouso para um esforço intenso demais”, explica.

Mas Leme explica que isso não atrapalhará os objetivos a médio prazo e que, inclusive, diminuir a intensidade também evita lesões. “Além disso, não levará mais do que duas ou três sessões de treino para que o ritmo volte ao normal”, comenta.

Confira as dicas do Guilherme Leme para se recuperar da folia:

Manter o corpo hidratado é fundamental. Foto: Reprodução.

– Beba bastante água, antes, durante e depois dos treinos. “O consumo de álcool é prejudicial para a hidratação. Portanto, ao retomar os treinos, beba bastante água, pois dessa forma fica mais fácil evitar câimbras”, explica o coordenador.

– Evite o açúcar e a gordura em excesso. Segundo Guilherme Leme, voltar a se alimentar de forma saudável é fundamental para ter mais disposição e energia durante os treinos, além de contribuir para os resultados.

– Atualize o treino com carga e sequência adequados à sua capacidade. “Caso sinta que os pesos que estava utilizando estão demasiados, diminua alguns quilos e execute os exercícios corretamente. A técnica é mais importante do que a quantidade de carga”, reforça o especialista.

– Não adianta treinar em maior quantidade para compensar o tempo que não treinou. De acordo com o coordenador de musculação da Bio Ritmo, aumentar o volume de treinos a níveis que não se estava acostumado apenas com o intuito de repor o tempo perdido só aumenta as chances de se lesionar ou sobrecarregar músculos e estruturas articulares.

– Resultados não são obtidos em uma semana. “Isso quer dizer que essa semana que você parou de treinar não colocará tudo a perder, assim como exagerar na quantidade ou intensidade dos treinos ao voltar não será determinante para você chegar mais próximo do seu objetivo”, comenta Leme. Isso quer dizer que treinar em excesso é tão prejudicial quanto a má alimentação.

Aloha Spirit Club é a mais nova plataforma de water sports criada em parceria por João Castro (CEO da Ecooutdoor Sports Business) e Luciano Meneghello (fundador da revista Fluir Stand Up e site SupClub).

 

Spread the love

error: Entre em contato para ter essa noticia em seu site. Obrigado.